Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Provérbios: 1ª PARTE - Título / Autor e Data

A paz do Senhor irmãos! 

Postando textos retirados da Bíblia. De Estudo MacArthur. Almeida Revista e Atualizada. Para conhecimento e um pouco mais de entendimento sobre as Escrituras. Serão divididas em 3 partes.


1ª PARTE -   TÍTULO  /  AUTOR E DATA

2ª PARTE -  PANO DE FUNDO  /  TEMAS HISTÓRICOS E TEOLÓGICOS

3ª PARTE -  DIFICULTADEES DE INTERPRETAÇÃO  /  ESBOÇO



1ª PARTE  -  PROVÉRBIOS DE SALOMÃO


TÍTULO

Na Bíblia hebraica, o título é "provérbios de Salomão"(1.1), com também na versão grega, a Septuaginta. O Livro reúne os 513 provérbios mais importantes dentre os mais de 3.000 expostos por Salomão (1RS 4:32; EC 12:9), ao lado de alguns provérbios de outros autores que certamente foram influenciados poe esse rei. 

A palavra "provérbio" Significa "ser como"; assim, Provérbios é um livro de comparações entre as imagens comuns de concretas da vida com suas verdades mais profundas. São declarações, ou, ilustrações, morais simples que destacam e ensinam as realidades fundamentais da vida. 

Salomão buscava a sabedoria de Deus (2CR 1:8-12) e forneceu "ditos práticos" criados para levar os homens a contemplar:
1 - O temor de Deus
2 - A vida segundo a sabedoria de divina (1:7; 9:10).

A síntese dessa sabedoria está personificada no Senhor Jesus Cristo (1CO 1:30).

Podemos observar em 2CR 1:2-12 que Salomão buscou primeiro o servir a Deus, pediu sabedoria para poder agir conforme a vontade de Deus, com justiça e justo juízo. Buscai primeiro o reino de Deus e as outras coisas vos serão acrescentadas. (MT 6:33). Assim foi com Salomão.


AUTOR E DADA

A expressão "Provérbios de Salomão" está mais para um título do que para uma afirmação absoluta de autoria(1.1). Conquanto o rei Salomão, que governou Israel de 971 a 931 a.C., e recebeu grande sabedoria de Deus (1RS 4:29-34), seja o autor da seção didática (cap. 1 - 9) e dos provérbios de 10:1 - 22:16, e bem provável que seja apenas o compilador dos " Preceitos e admoestações dos sábios", em 22:17 - 24:34, que pertencem a uma data incerta anterior ao reinado de Salomão. A compilação nos caps. 25 - 29 foi originalmente escrita por Salomão (25:1), mas copiada e incluída mais tarde por Ezequias, o rei de Judá (715-686 a.C). O cap. 30 reflete as palavras de Agur, e o cap. 31, as de Lemuel, que talvez fosse o próprio Salomão. 

Os provérbios foram reunidos em sua forma final nos dias de Ezequias ou depois disso. Salomão escreveu seus provérbios antes que seu coração se afastasse de Deus (1RS 11:1 - 11), já que o livro revela uma perspectiva piedosa e está dirigido aos "simples" e "jovens" que necessitam aprender o temor do Senhor. Salomão também escreveu dois Salmos (SL 72 e 127), Eclesiastes e Cântico dos Cânticos. 

Texto do Estudo - Bíblia. De Estudo MacArthur. Almeida Revista e Atualizada. São Paulo, Sociedade Bíblica do    Brasil - 2010. 




Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )