Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Provérbios - Dificuldade de Interpretação - Esboço

PROVÉRBIOS DE SALOMÃO


DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO


O Primeiro desafio é a natureza geralmente esquiva da própria literatura de sabedoria. Como as parábolas, as verdades propostas muitas vezes ficam encobertas se observadas apenas de modo superficial, precisando, assim, serem ponderadas no coração (1:6; 2:1-4; 4:4-9).

Outro desafio é o uso extensivo de paralelismos, que é a colocação de verdades lado a lado para que a segunda linha explique, complete, defina,  enfatize ou alcance a conclusão lógica, o final definitivo, ou, em alguns casos, o ponto de vista contrastante. Normalmente, o verdadeiro paralelo está apenas implícito. Por exemplo, 12:13 contém um paralelo não declarado, mas claramente subentendido - o que o juto supera suas aflições por causa do seu discurso virtuoso (cf 28:7).

 Ao interpretar provérbios deve-se:
1 - Determinar o paralelismo e normalmente ter de completar o sque era suposto, mas que não foi declarado pelo autor;
2 - Identificar as figuras de linguagem e parafrasear o pensamento sem essas figuras; 
3 - Resumir a lição ou o princípio do provérbio em poucas palavras;
4 - Descrever o comportamento ensinado;
5 - Encontrar exemplos dentro da Escritura.

São encontrados desafios também nos vários contextos de Provérbios, todos os quais afetam a interpretação e a compreensão. Primeiro, há o cenário em que foram proferidos; a maior parte deles foi escrita no contexto dos jovens na corte do rei. Segundo, há o cenário do livro como um todo e como seus ensinos devem ser compreendidos à luz do restante da Escritura. Por exemplo, vale a pena comparar a sabedoria ensinada por Salomão com a sabedoria que Cristo personificou. terceiro, há o contexto histórico que os princípios e verdades usam para extrair as ilustrações de seu próprio cotidiano.

O desafio final consiste em compreender que os provérbios são diretrizes divinas e observações sábias, ou seja, ensinam princípios básicos (24:3-4) que nem sempre são leis inflexíveis ou promessas absolutas. Essas expressões de regra geral (cf 10:27; 22-4) normalmente têm "exceções" devido à incerteza da vida e ao comportamento imprevisível dos homens caídos. Deus não garante o resultado ou aplicação uniforme para cada provérbio, mas, ao estudá-los e aplicá-los, pode-se compreender a mente de Deus, seu caráter, seus atributos, suas obras e  suas bênçãos. Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento expressos em Provérbios estão escondidos e m Cristo (CL 2:3).


ESBOÇO

I - Prólogo (1:1-7)
     A - Título          (1:1)
     B - Propósito     (1:2-6)
     C - Tema           (1:7)

II - O louvor e a sabedoria para o jovem (1:8 - 9:18)

III - Provérbios para todos (10:1 - 29:27)
     A - De Salomão                                                   (10:1 - 22:16)
     B - De homens sábios                                          (22:17 - 24:34)
     C - De Salomão, compilados por Ezequias         (25:1 - 29:27)

IV - Notas pessoais (30:1 - 31:31)
     A - De Agur        (30:1 - 33)
     B - De Lemuel    (31:1 - 31)



Texto do Estudo - Bíblia. De Estudo MacArthur. Almeida Revista e Atualizada. São Paulo, Sociedade Bíblica do    Brasil - 2010. 



Glórias a Deus.. Aleluias!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida.
Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )