Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 19 de dezembro de 2015

Provérbios 19

Provérbios 19

1  MELHOR é o pobre que anda na sua integridade do que o perverso de lábios e tolo.
2  Assim como não é bom ficar a alma sem conhecimento, peca aquele que se apressa com seus pés.
3  A estultícia do homem perverterá o seu caminho, e o seu coração se irará contra o SENHOR.
4  As riquezas granjeiam muitos amigos, mas ao pobre, o seu próprio amigo o deixa.
5  A falsa testemunha não ficará impune e o que respira mentiras não escapará.
6  Muitos se deixam acomodar pelos favores do príncipe, e cada um é amigo daquele que dá presentes.
7  Todos os irmãos do pobre o odeiam; quanto mais se afastarão dele os seus amigos! Corre após eles com palavras, que não servem de nada.
8  O que adquire entendimento ama a sua alma; o que cultiva a inteligência achará o bem.
9  A falsa testemunha não ficará impune; e o que profere mentiras perecerá.
10  Ao tolo não é certo gozar de deleites; quanto menos ao servo dominar sobre os príncipes!
11  A prudência do homem faz reter a sua ira, e é glória sua o passar por cima da transgressão.
12  Como o rugido do leão jovem é a indignação do rei, mas como o orvalho sobre a relva é a sua benevolência.
13  O filho insensato é uma desgraça para o pai, e um gotejar contínuo as contendas da mulher.
14  A casa e os bens são herança dos pais; porém do SENHOR vem a esposa prudente.
15  A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.
16  O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá.
17  Ao SENHOR empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.
18  Castiga o teu filho enquanto há esperança, mas não deixes que o teu ânimo se exalte até o matar.
19  O homem de grande indignação deve sofrer o dano; porque se tu o livrares ainda terás de tornar a fazê-lo.
20  Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.
21  Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do SENHOR permanecerá.
22  O que o homem mais deseja é o que lhe faz bem; porém é melhor ser pobre do que mentiroso.
23  O temor do SENHOR encaminha para a vida; aquele que o tem ficará satisfeito, e não o visitará mal nenhum.
24  O preguiçoso esconde a sua mão ao seio; e não tem disposição nem de torná-la à sua boca.
25  Açoita o escarnecedor, e o simples tomará aviso; repreende ao entendido, e aprenderá conhecimento.
26  O que aflige o seu pai, ou manda embora sua mãe, é filho que traz vergonha e desonra.
27  Filho meu, ouvindo a instrução, cessa de te desviares das palavras do conhecimento.
28  O ímpio escarnece do juízo, e a boca dos perversos devora a iniqüidade.
29  Preparados estão os juízos para os escarnecedores, e os açoites para as costas dos tolos.



A paz do Senhor irmãos!

O texto deve ser considerado por inteiro, muito rico em ensinos e sabedoria, mas serão destacados alguns pontos importantes.


A – Ações e atitudes que não agradam a Deus: A mentira, tolice, arrogância, maldade, soberba, estultícias, etc. Melhor é ser simples e sincero perante o Senhor do que viver na abundância de riquezas praticando aquilo que não agrada a Deus. Não nos deixemos levar por aquilo que achamos ser é certo, ou, que nossos corações desejam, mas, que não agradam a Deus. Vigiemos. 

B – Aqueles que se deixam levar pelas próprias convicções, balizadas pelos parâmetros do mundo, se desviará das coisas de Deus. Loucuras e tolices dizem em seus corações. 

C – Aqueles que pervertem os caminhos de justiça não ficaram impunes. Isto nas mais diversas situações e esferas. Desde situações simples como uma fila de serviços até as ações que afetam milhões de pessoas. 

D – Do homem pode herdar várias propriedades, mas somente Deus poderá encaminhar uma mulher prudente. Pois somente Deus sonda as mentes e os corações. 

E – O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, aquele que adquire guarda a vida e a alma. 

F – Os que se compadecem dos mais necessitados, serão lembrados pelo Senhor. “porque tive fome, e destes-me de comer, tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.” (MT 25: 35 e 36). Para um melhor entendimento leia Mateus 25: 31 ao 46. O próprio Jesus Cristo confirmou esta palavra. 

G – Os direcionamentos e as correções dos filhos devem acontecer na medida necessária enquanto há tempo, pois, com a morte a alma estará perdida. 

H – O tema – Honrar os Pais – Vem sendo proclamado desde sempre. O filho sábio e temente a Deus é alegria para os pais e agrada a Deus. Porém, os que se deixam levar pelas paixões humanas dessoram e causam tristezas aos pais. Com certeza não agradam a Deus. Isto vem acontecendo desde Cain e Abel.




Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )