Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Provérbios 4

Provérbios 4

1  OUVI, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes a prudência.
2  Pois dou-vos boa doutrina; não deixeis a minha lei.
3  Porque eu era filho tenro na companhia de meu pai, e único diante de minha mãe.
4  E ele me ensinava e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
5  Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.
6  Não a abandones e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.
7  A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.
8  Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará.
9  Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.
10  Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se multiplicarão os anos da tua vida.
11  No caminho da sabedoria te ensinei, e por veredas de retidão te fiz andar.
12  Por elas andando, não se embaraçarão os teus passos; e se correres não tropeçarás.
13  Apega-te à instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida.
14  Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus.
15  Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo.
16  Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar.
17  Porque comem o pão da impiedade, e bebem o vinho da violência.
18  Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.
19  O caminho dos ímpios é como a escuridão; nem sabem em que tropeçam.
20  Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
21  Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no íntimo do teu coração.
22  Porque são vida para os que as acham, e saúde para todo o seu corpo.
23  Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.
24  Desvia de ti a falsidade da boca, e afasta de ti a perversidade dos lábios.
25  Os teus olhos olhem para a frente, e as tuas pálpebras olhem direto diante de ti.
26  Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados!
27  Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.



A paz do Senhor irmãos!

O texto deve ser considerado por inteiro, muito rico em ensinos e sabedoria, mas serão destacados alguns pontos importantes.

A - Afirmação dos benefícios de quem segue os caminhos retos do Senhor: Graça e glória, os anos  de vida multiplicados, sem embaraços e tropeços. Estes benefícios se fazem pela presença de Deus em nossas vidas, são consequências de vivermos buscando seus caminhos. Não devemos buscar prêmios, mas sim a presença e o reino de Deus, pois o restante serão acrescentados de acordo com a vontade de Deus. (MT 6:32,33).

B - Uma referencia ao Salmo 1, desviar dos caminhos dos impios, pois, seus intentos é o mal diariamente, como víncio que tem de ser saciado, assim é o viver dos que praticam injustiças e violências. Não entendem e nem sabem o porquê caírem, pois, andam sempre na escuridão.

C - Os caminhos dos justos são iluminados e sua luz apenas cresce.  O ouvir e praticar os preceitos de Deus é como alguém que estava doente e encontra a saúde, estava preso e tem a liberdade, estava morto e reviveu. 

D - Algumas dicas foram dadas para o fortalecimento no Senhor: 

1 - Guardar a língua de proferir tortuosidades e maldades, até brincadeiras e piadas impróprias devem ser evitadas,  e isto, muitos não aceita, dizem é apenas brincadeira, mas o que nos diz as escrituras:

Efésios 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.

Torpe - segundo dicionário Aurélio -  
1 Impudico; obsceno. 2 Sórdido; infame; ignóbil. 
3 Interesseiro. 4 Nojento; impuro. 5 Sujo; manchado.

Provérbios 26: 18,19 - Como o louco que solta faíscas, flechas, e mortandades, Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.

Por tanto, as piadas obscenas e que não edificam e as tais pegadinhas, que são feitas até em rádios de igrejas cristãs evangélicas são abominações ao Senhor. Cuidado com a boca e as atitudes.

2 - Guardar os olhos e tirar os maus intentos e desejos de teu coração. Jesus Cristo nos diz que até o olhar com desejos impuros já configura pecado.

MT 5: 28  - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

3 - Diariamente fazer uma retrospectiva das ações, atitudes e pensamentos que teve, e desviar de tudo aquilo que não agrada a Deus. Se há algo a ser corrigido, o faça, não deixe ser acorrentado pelo pecado.

Se queremos caminhar no caminho Jesus Cristo temos de deixar tudo que nos acorrenta para trás e seguirmos com coração leve e limpo para o Senhor.




Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )