Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 19 de dezembro de 2015

Provérbios 11

A paz do Senhor irmãos!

O texto deve ser considerado por inteiro, muito rico em ensinos e sabedoria, mas serão destacados alguns pontos importantes.


A – O velho jeitinho do ser humano de levar vantagem em tudo, seja do empréstimo não pago, ou, no serviço mal executado, abominação é para o Senhor.

B – Muitos têm ações e falas fingidas, e isto leva prejuízos e difamação ao próximo. Mas o inocente não fica desamparado, e os maldizentes pagam pelas suas ações. 

C – Quem se deixa levar pelos conselhos dos ímpios, não terá paz nos seus caminhos. Mas com os bons conselhos, mesmo que não seja o que queremos ouvir, encontraremos sucesso.

D – Muitos entram pelos caminhos da corrupção e recebem salários enganosos, e quanto mais altos se sobe pela escada da mentira, maior será a queda. Andando em justiça haverá o desprezo dos grupos, porém, recompensa certa pelo Senhor. 

E – A vaidade e a falta de juízo e um transporte para destruição. Mulheres formosas que não tem discrição são comparadas a joias adornando uma porca.

F – Um alerta contra avareza, e para não se tornar idólatra das riquezas. Muitos são os que doam aos que necessitam, e são lhes acrescentados, mas aqueles que vivem com coração fechados para o clamor do pobre, serão inquiridos pelo Senhor. Pois quem confia em riquezas cairá. O favor e as bênçãos de Deus vêm pelos corações sinceros e confiantes.

G – O justo será punido na terra. Se for justo porque será punido? Mas a palavra nos diz que não há um justo se quer na terra, ninguém que faça o bem. (SL 14:1 a 3). Temos de entender o favor de Deus aos homens, se não existisse a misericórdia do Senhor a humanidade já teria sido destruída a milênios. Isto desde a época de Noé.

Todos somos pecadores, porém, existe diferença entre aqueles que buscam lutar contra o pecado e aqueles que se entregam ao pecado. Justificam-se com as mais variadas desculpas para continuarem pecando. Os justos que se referem este versículo são aqueles que lutam com sinceridade, isto somente Deus pode saber, contra os desejos e as paixões carnais da nossa humanidade caída. E se estes justos serão punidos, imagina os impios.


Provérbios 11

1  BALANÇA enganosa é abominação para o SENHOR, mas o peso justo é o seu prazer.
2  Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria.
3  A sinceridade dos íntegros os guiará, mas a perversidade dos aleivosos os destruirá.
4  De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte.
5  A justiça do sincero endireitará o seu caminho, mas o perverso pela sua falsidade cairá.
6  A justiça dos virtuosos os livrará, mas na sua perversidade serão apanhados os iníquos.
7  Morrendo o homem perverso perece sua esperança, e acaba-se a expectação de riquezas.
8  O justo é libertado da angústia, e vem o ímpio para o seu lugar.

9  O hipócrita com a boca destrói o seu próximo, mas os justos se libertam pelo conhecimento.
10  No bem dos justos exulta a cidade; e perecendo os ímpios, há júbilo.
11  Pela bênção dos homens de bem a cidade se exalta, mas pela boca dos perversos é derrubada.
12  O que despreza o seu próximo carece de entendimento, mas o homem entendido se mantém calado.
13  O mexeriqueiro revela o segredo, mas o fiel de espírito o mantém em oculto.
14  Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.
15  Decerto sofrerá severamente aquele que fica por fiador do estranho, mas o que evita a fiança estará seguro.
16  A mulher graciosa guarda a honra como os violentos guardam as riquezas.
17  O homem bom cuida bem de si mesmo, mas o cruel prejudica o seu corpo.
18  O ímpio faz obra falsa, mas para o que semeia justiça haverá galardão fiel.
19  Como a justiça encaminha para a vida, assim o que segue o mal vai para a sua morte.

20  Abominação ao SENHOR são os perversos de coração, mas os de caminho sincero são o seu deleite.
21  Ainda que junte as mãos, o mau não ficará impune, mas a semente dos justos será liberada.
22  Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição.
23  O desejo dos justos é tão somente para o bem, mas a esperança dos ímpios é criar contrariedades.
24  Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.
25  A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido.
26  Ao que retém o trigo o povo amaldiçoa, mas bênção haverá sobre a cabeça do que o vende.
27  O que cedo busca o bem, busca favor, mas o que procura o mal, esse lhe sobrevirá.
28  Aquele que confia nas suas riquezas cairá, mas os justos reverdecerão como a folhagem.
29  O que perturba a sua casa herdará o vento, e o tolo será servo do sábio de coração.
30  O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio.
31  Eis que o justo recebe na terra a retribuição; quanto mais o ímpio e o pecador!



Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )