Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

domingo, 20 de dezembro de 2015

Provérbios 9

Provérbios 9

1  A SABEDORIA já edificou a sua casa, já lavrou as suas sete colunas.
2  Já abateu os seus animais e misturou o seu vinho, e já preparou a sua mesa.
3  Já ordenou às suas criadas, e está convidando desde as alturas da cidade, dizendo:
4  Quem é simples, volte-se para cá. Aos faltos de senso diz:
5  Vinde, comei do meu pão, e bebei do vinho que tenho misturado.
6  Deixai os insensatos e vivei; e andai pelo caminho do entendimento.
7  O que repreende o escarnecedor, toma afronta para si; e o que censura o ímpio recebe a sua mancha.
8  Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará.
9  Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele aumentará em doutrina.
10  O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo a prudência.
11  Porque por meu intermédio se multiplicam os teus dias, e anos de vida se te aumentarão.
12  Se fores sábio, para ti serás sábio; e, se fores escarnecedor, só tu o suportarás.
13  A mulher louca é alvoroçadora; é simples e nada sabe.
14  Assenta-se à porta da sua casa numa cadeira, nas alturas da cidade,
15  E põe-se a chamar aos que vão pelo caminho, e que passam reto pelas veredas, dizendo:
16  Quem é simples, volte-se para cá. E aos faltos de entendimento ela diz:
17  As águas roubadas são doces, e o pão tomado às escondidas é agradável.
18  Mas não sabem que ali estão os mortos; os seus convidados estão nas profundezas do inferno.



A paz do Senhor irmãos!

O texto deve ser considerado por inteiro, muito rico em ensinos e sabedoria, mas serão destacados alguns pontos importantes.

A – O convite do Senhor é sempre cheio de amor e misericórdia. Faz um chamado para o banquete que são os preceitos de Deus, os quais, nos levam na direção de uma vida em paz e feliz com o Senhor aqui e na eternidade. Este convite é feito em várias partes da Escrituras, e Jesus Cristo confirma o convite de Deus, diretamente (MT 11: 28 a 30) e em parábolas ( MT 22: 1 a 14 - LC 14: 15 a 24). O Senhor sempre está com os braços abertos para nos receber, então, por que não aceitamos enquanto há tempo?

B - Um alerta sobre a questão do julgamento (PV 9:7). O julgamento pertence exclusivamente a Deus (RM 14: 10 a 12), se começarmos a julgar as outras pessoas, mesmo ímpias e escarnecedoras, estaremos querendo nos assentar no trono de Deus, e isto é um erro. Não devemos concordar e muito menos praticar o que não agrada a Deus, mas, temos saber o nosso lugar.

C - O senhor nos convida para uma vida sem pecados, mas, também o inimigo coloca tropeços em nossos caminhos, com ofertas e tentações. Também há o convite aos pecados de nossas fraquezas. 

Somos todos pecadores, mas, sempre existe uma área onde somos mais suscetíveis aos ataques do inimigo. Financeira e Sexual?. São as duas que o ser humano mais cai, mas, várias são as áreas que podemos ser atacados: O grupo da área pessoal – Inveja, Arrogância, Ira, Soberba, Rancor, Vaidade, Gula, Preguiça, Mentira, etc. Cuidado, pois, abominação não é somente matar e roubar.

Não nos enganemos, o inimigo não vai aliviar nenhuma situação em nossas vidas, se fosse permitido, nos destruiria neste momento, e sabe onde poderá nos ferira e derrubar. 

Sabedores desta verdade, temos de ter forças para seguir a orientação da palavra de Deus, se não for assim, iremos cair. Experiência própria. 

O cair é rápido e temos ajuda da gravidade pra acelerar no percurso, mas, para voltar ao ponto que se estava, terá de subir degrau por degrau, ferido e machucado pelo tombo, e a gravidade irá lhe dificultar mais ainda a subida. 

Com certeza, todos sabemos, onde somos mais fracos.  Que possamos nos fortalecer nos caminho de Deus, e recusar os convites e ofertas do inimigo.

D – Alguém já ouviu o ditado: “A grama do vizinho é mais verde”. Ou “ A jabuticaba do vizinho é mais doce” ? Serve para outras varias situações, então, vem do vers. 17 de PV 9. Onde diz que as águas roubadas são mais doces, ou seja, o que pertence ao outro é mais valorizado e o proibido aparentemente dará mais prazer. 

O proibido desperta o desejo, assim foi com Adão e Eva, de tudo que existia, apenas 1 (uma) proibição lhes foram ordenada, uma mera fruta,  foram proibidos de comer, e mesmo assim, Eva não se conteve com o limite e sendo oferecido a Adão também comeu. 

Assim muitos se deixam levar pelas ofertas do pecado: para roubar, adulterar, potencializar a inveja, etc. Não aceitamos os limites ordenados contra a nossa natureza pecadora, mas, quem se deixa levar por estes caminhos veja no vers. 18, para onde será levado.




Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )