Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

domingo, 23 de abril de 2017

(EX 17:1-7; NM 20:1-13). A providência e o Tratamento de Deus

Êxodo 17
1  DEPOIS toda a congregação dos filhos de Israel partiu do deserto de Sim pelas suas jornadas, segundo o mandamento do SENHOR, e acampou em Refidim; e não havia ali água para o povo beber.
...
4  E clamou Moisés ao SENHOR, dizendo: Que farei a este povo? Daqui a pouco me apedrejará.

5  Então disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.
6  Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá. E Moisés assim o fez, diante dos olhos dos anciãos de Israel.

7  E chamou aquele lugar Massá e Meribá, por causa da contenda dos filhos de Israel, e porque tentaram ao SENHOR, dizendo: Está o SENHOR no meio de nós, ou não?



Números 20
1  CHEGANDO os filhos de Israel, toda a congregação, ao deserto de Zim, no mês primeiro, o povo ficou em Cades; e Miriã morreu ali, e ali foi sepultada.
2  E não havia água para a congregação; então se reuniram contra Moisés e contra Arão.
...
6  Então Moisés e Arão se foram de diante do povo à porta da tenda da congregação, e se lançaram sobre os seus rostos; e a glória do SENHOR lhes apareceu.

7  E o SENHOR falou a Moisés dizendo:
8  Toma a vara, e ajunta a congregação, tu e Arão, teu irmão, e falai à rocha, perante os seus olhos, e dará a sua água; assim lhes tirarás água da rocha, e darás a beber à congregação e aos seus animais.

11  Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais.

12  E o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Porquanto não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso não introduzireis esta congregação na terra que lhes tenho dado.

13  Estas são as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e se santificou neles.


A paz do Senhor irmãos!

Duas passagens muito conhecidas do Antigo Testamento, as águas de Meribá. 

Várias lições podem ser retiradas destas passagens.
Não tendo a ousadia de fechar todas as discussões e lições, vamos apenas, buscar entender um pouco sobre  providência e os direcionamentos do SENHOR  para nossas vidas.

Falar das maravilhas de Deus, do seu agir, da providência e do cuidado que tem sobre nossas vidas e teve com Israel na saída do Egito é algo que pode virar algo redundante e visto como massante, porém, temos de ter o cuidado de não perdermos o sabor de honrar e agradecer ao SENHOR por tudo, que ele fez, faz e fará, em nossas vidas. Só  relembrando o povo estava naquele deserto por causa das murmurações e falta de fé,(NM 14:26-35), mesmo sendo testemunhas oculares do poder de Deus.

Na passagem de ÊX 17, o povo estava no  deserto de Sim e necessitava de água,  moisés clamou ao Senhor e teve o direcionamento das ações e atitudes que deveria tomar. Tudo que o Senhor direcionara foi efetuado, os direcionamentos de Deus obedecidos e a providência de Deus confirmada.

Quando observamos a passagem de NM 20, a nação de Israel estava no deserto de Zim e também necessitava de água. Moisés e Arão clamaram ao Senhor, e novamente tiveram o direcionamento de ações e atitudes que deveria tomar. O direcionamento de Deus não foi obedecido, porém, a providência de Deus foi confirmada, pois,  o plano de Deus já estava determinado para aquela nação. Quem deveria morrer no deserto morreria, mas que deveria sobreviver sobreviveria.(NM 14:29-30). 

A nação recebeu a providência Divina, mas, Moisés e Arão perderam o direito de entrar na terra prometida. Deus é  o criador, o único com poder para julgar, e justo é, quem vai dizer o contrário?

Alguns pontos a serem destacados:
- Quantos de nós irmãos, estamos clamando ao Senhor por direcionamentos e providências, e não seguimos os preceitos do SENHOR na sua totalidade? Ouvimos, mas, não ouvimos aquilo que queremos ouvir, e assim, endurecemos nossos corações. Muitas vezes os desejos de nossos corações , e, ou, aquilo que achamos ser o correto e o certo, passam por cima daquilo que  o Senhor nos direciona.

- A providência - Podemos até receber uma providência Divina; Uma congregação pode receber grandes milagres;  Mas isto, pela misericórdia do Senhor. 

-  O tratamento  - Só registrando que:  A providência de Deus não anula o tratamento;  O tratamento do Senhor vem separado da providência, e, vem sobre aqueles que Deus determinar, pois, é o único que tem este direito de julgar, e Justo é.  Quem poderá fugir do tratamento de Deus?  Se sairmos dos preceitos do Senhor podemos até receber a providência, mas, isto não quer dizer, que não seremos tratados conforme a determinação de Deus.

- Podemos observar que mesmo sob a proteção de Deus teremos dificuldades (JO 16:33), mas, o Senhor enviará a providência divina, basta apenas que: Não murmuremos; Sigamos os preceitos do Senhor e em todo o tempo buscar honrar e glorificar a Deus.

Que possamos clamar ao SENHOR, aceitar e cumprir os seu direcionamentos na sua totalidade, pois, é o melhor para nossas vidas, e assim, glorificarmos a Deus em todo o tempo.


Glórias a Deus.. Aleluias!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
Ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida.
Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )