Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 2 de janeiro de 2016

Eclesiastes: Título - Autor e Data

ECLESIASTES - ou - O PREGADOR


TÍTULO

Esse título tem sua origem nas traduções grega e latina do livro de Salomão. A septuaginta usou o termo grego ekklesiastes para seu titulo. Significa " pregador", derivado da palavra ekklesia, traduzido no NT por "assembléia"  ou "congregação". Tanto a versão grega como a latina tiraram seus títulos do título em hebraico, Qoheleth, que significa " alguém que chama ou reúne" o povo. O título se refere àquele que se dirige à assembleia; por tanto, o pregador (cf. 1:1-2,12; 7:27; 12:8-10). Juntamente com de Rute, Cântico dos Cânticos, Ester e Lamentações, Eclesiastes fate dos livros que compõem o Megilote do AT, ou "cinco rolos". Mais tarde, os rabinos leriam esses livros na sinagoga nas cinco ocasiões especiais durante o ano, sendo que Eclesiastes era lido no Pentecoste.



AUTOR E DATA

O perfil autobiográfico do escrito do livro aponta de modo inequívoco para Salomão. As evidências são muitas, tais como; 
1 - Os títulos indicam Salomão, filho de Davi, rei de Jerusalém (1:1) e "rei de Israel, em Jerusalém" (1:12);
2 - A odisseia moral do autor narra a vida de Salomão (1RES 2 a 11);
3 - O papel daquele que "ensinou ao povo o conhecimento" e escreveu " muitos provérbios" (12:9) corresponde à sua vida. Tudo isso aponta para Salomão, o filho de Davi, como o autor.

Uma vez Salomão aceito como o autor, a data e a ocasião ficam claras. Provavelmente ele escreveu no final de sua vida (num período não posterior a 931 a.C), com a principal intenção de advertir os jovens de seu reino, sem omitir os demais. Ele os alertou para que evitassem viver segundo o caminho da sabedoria humana, e os exortou a viverem e acordo com a sabedoria de Deus revelada (12:9 a 14).


Texto do Estudo - Bíblia. De Estudo MacArthur. Almeida Revista e Atualizada. São Paulo, Sociedade Bíblica do    Brasil - 2010. 



Glórias a Deus.. Aleluias!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. 

Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )