Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 2 de janeiro de 2016

Eclesiastes: Dificuldade de Interpretação - Esboço

ECLESIASTES - ou - O PREGADOR


DIFICULDADES DE INTERPRETAÇÃO

A declaração do autor de que "tudo é vaidade" envolve a mensagem principal do livro (cf. 1:2; 12:8). A palavra traduzida por "vaidade" é usada pelo menos de três maneiras ao longo do livro. Em cada caso, ela considera a natureza da atividade do homem "debaixo do sol" como:

1 - "efêmera", que se refere à natureza transitória dou semelhante à neblina (cf. TG 4:14) da vida;
2 - "fútil" ou "sem significado", que enfoca a condição amaldiçoada do universo e seus efeitos debilitantes, sobre a experiência terrena do homem;
3 - "incompreensível"ou "enigmática", que considera as questões inexplicáveis da vida. Em Eclesiastes, Salomão elabora sobre todos os três significados.

Conquanto em cada caso o contexto determine a qual significado Salomão está se referindo, o significado mais recorrente para vaidade é "incompreensível" ou "inexplicável", com relação aos propósitos de Deus. A conclusão de Salomão:"Teme a Deus e guarda os seus mandamentos" (12:13,14) é muito mais do que o resumo do livro; é a única esperança para uma vida boa e unica resposta razoável de fé e obediência ao Deus soberano. Ele coordena de modo preciso todas as coisas debaixo do sol, cada uma a seu tempo de acordo com  seu plano soberano, mas revela somente o que sua perfeita sabedoria permite, e consideras que todos os homens são responsáveis pelas suas atitudes, pelas quais terão de prestar contas. Aqueles que se recusam a levar a Deus e sua Palavra seriamente estão condenados a uma terrível vida de futilidade.


ESBOÇO

O livro registra as investigações e conclusões de Salomão a respeito da vida de trabalho do homem, que combina todas as atividades e seus possíveis resultados, incluindo a satisfação limitada. O papel da sabedoria em provar o sucesso aparece repetidas vezes, particularmente quando Salomão precisa reconhecer qaue Deus não revelou todos os detalhes. Esse fato leva Salomão à conclusão de que as questões b´sicas da vida depois da queda no Éden envolvem as bênçãos divinas que devem ser dessfrutadasd e o julgamento divino para o qual todos devem estar preparados.


I - Introdução (1:1-11)
       A - Título (1:1)
       B - Poema - Uma vida de atividades que parece monótona (1:2-6)

II - A investigação de Salomão (1:12 a 6:9)
     A - Introdução - O re e sua investigação ( 1:12 a 18)
     B - A investigação da busca pelo prazer (2:1 a 11)
     C - A investigação da sabedoria e da loucura (2:12 a 17)
     D - A investigação do trabalho e dos ganhos (2:18 a 6:9)
           1 - O homem tem de deixar seus ganhos para outros (2:18 a 26)
           2 - O homem não consegue encontrar o momento certo de agir (3:1 a 4:6)
           3 - O homem muitas vezes precisa trabalhar sozinho (4:7 a 16)
           4 - O homem pode facilmente perder tudo o que conquistou (5:1 a 6:9)

III - Asa conclusões de Salomão (6:10 - 12:8)
     A - Introdução - O problema de não saber                                          (6:10 a 12)
     B - O homem nem sempre consegue descobrir qual o melhor
          caminho para si porque sua sabedoria é limitada                          (7:1 a 8:17)
          1 - Sobre a prosperidade e a adversidade                                      (7:1 a 14)
          2 - Sobre a justiça e a perversidade                                               (7:15 a 24)
          3 - Sobre as mulheres e a insensatez                                             (7:25 a 29)
          4 - Sobre o homem sábio e o rei                                                    (8:1 a 17)

   C - O homem não sabe oque sucederá depois dele                             ( 9:1 a 11:6)
          1 -  Ele sabe que morrerá                                                             (9:1 a 4)
          2 - Não tem nenhum conhecimento na sepultura                         (9:5 a 10)
          3 - Não sabe a hora da sua morte                                                 (9:11 a 12)
          4 - Não sabe o que acontecerá                                                     (9:13 a 10:15)
          5 - Não sabe o que de mal virá                                                     (10:16 a 11:2)
          4 - Não sabe o que de bom virá                                                    (11:3 a 6)

  D - O homem deve desfrutar da vida, mas sem pecar, porque o
        julgamento virá para  todos                                                          (11:7 a 12:8)


IV - O conselho final de Salomão (12:9 a 14)


Texto do Estudo - Bíblia. De Estudo MacArthur. Almeida Revista e Atualizada. São Paulo, Sociedade Bíblica do    Brasil - 2010. 



Glórias a Deus.. Aleluias!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. 

Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (14:6).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )