Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 2 de janeiro de 2016

Eclesiastes: Pano de Fundo - Temas Históricos e Teológicos



ECLESIASTES - ou - O PREGADOR

 PANO DE FUNDO

A reputação desfrutada por Salomão, de que era dotado de uma sabedoria extraordinária, se encaixa no perfil de Eclesiastes. Davi reconheceu a sabedoria de seu filho (1RS 2: 6,9) antes que Deus desse a Salomão uma porção adicional. Depois de ter recebido um "coração sábio e inteligente" da parte do senhor (1RS 3:7 a 12), Salomão ganhou fama devido à sua grande sabedoria para tomar decisões sensatas (1RS 3:16 a 19), uma reputação que atraía "todos os reis da terra"  à sua corte (1RS 4:34). Além disso, compôs cânticos e provérbios (1RS 4:32; cf 12:9) uma atividade que cabia apenas aos maiores sábios. A sabedoria de Salomão, como a riqueza de jó, era "maior do que a de todos os do Oriente" (1RS 4:30; Jó 1:3).

Eclesiastes se aplica a todos os que possam a tomar conhecimento e se beneficiar, não tanto das experiencias de Salomão, mas do princípios que ele extraiu dessas experiências. O objetivo do livro é responder a algumas das mais desafiadoras questões da vida, particularmente aquelas que pareciam contrárias às expectativas de Salomão. Essa característica tem levado alguns estudiosos a concluir de modo equivocada que que Eclesiastes é um livro de ceticismo. Porém, apesar de seu comportamento nunca abandonou a fé em Deus (12:13,14).


TEMAS HISTÓRICOS E TEOLÓGICOS

Como acontece com grande parte da literatura de sabedoria, há pouca narrativa histórica em Eclesiastes além da experiência pessoal  de Salomão. O sábio real estudou a vida com grande expectativa, mas repetidamente lamentou seu resultados, que reconheceu serem devido à maldição (GN 3:14,15). Eclesiastes representa a dolorosa autobiografia de Salomão que, na maior parte de sua vida, foi pródigo com as benção recebidas mais para seu próprio prazer do que para a glória de Deus, Ele escreveu com a intenção de alertar as gerações futuras a não cometerem o mesmo erro trágico e fez isso de modo muito semelhante ao que Paulo escreveu aos coríntios (cf. 1CO 1:18 a 31; 2:13 a 16).

A palavra hebraica traduzida por " vaidade", "vaidades" e "vida fútil" expressa a tentativa inútil de obter satisfação à parte de Deus. Essa palavra é empregada 38 vezes para expressar as muitas coisas que são difíceis de entender a respeito da vida. Todos os objetivos e ambições terrenas, quando perseguidos com um fim em si mesmos, só produzem o vazio. Paulo provavelmente estava se referindo à insatisfação de Salomão quando escreveu "...a criação está sujeita à vaidade" (a "vaidade" de salomão, RM 8:19 a 21). A experiência de Salomão com os efeitos de maldição (veja GN 3:17 a 29) o levou a ver a vida como " correr atrás do vento".

Salomão questionou: "Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho ...?" (1:3), uma pergunta que repetiu em 2:22; 3:9. O sábio rei empregou considerável porção do livro para tratar desse dilema. A impossibilidade de compreender o funcionamento da criação e a providência divina em sua vida pessoal também perturbaram profundamente o rei, do mesmo modo que perturbaram Jó. Mas a realidade de que todos serão julgados diante de Deus apesar de tantas incógnitas, emerge como a grande certeza. À luz desse julgamento por Deus, a única vida realizada será a daquele que verdadeiramente reconheceu e serviu a Deus. Qualquer outro tipo de vida é frustrante e sem propósito.

O Equilíbrio apropriado entre o destacado tema do "desfrute a vida" com o do "julgamento divino" prende o leitor ao Deus de Salomão com o perfeito acorde de fé. Durante certo tempo, Salomão sofreu com o desiquilíbrio de tentar desfrutar da vida sem levar em contas que o medo do julgamento de Javé o manteria no caminho da obediência. No final, voltou a apegar-se à importância da obediência. Os trágicos resultados da experiência pessoal  de Salomão, associados às contribuições de extraordinária sabedoria, tornam Eclesiastes um livro pelo qual todos os crentes podem ser alertados e fortalecer-se na fé (cf. 2:1 a 26). Esse livro mostra que aquele que compreende que cada dia de vida, trabalho e provisão básica é um presente de Deus, e aceita tudo o que Deus lhe dá, esse tem a vida abundantemente (cf. Jo 10:10). Todavia, aquele que busca satisfação longe de deus viverá de maneira, independente de tudo o que conseguir acumular.


Texto do Estudo - Bíblia. De Estudo MacArthur. Almeida Revista e Atualizada. São Paulo, Sociedade Bíblica do    Brasil - 2010. 



Glórias a Deus.. Aleluias!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. 

Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (14:6).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )