Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sexta-feira, 27 de maio de 2016

(GL 5:22). TEMPERANÇA (DOMÍNIO PRÓPRIO) - FRUTO DO ESPÍRITO

GÁLATAS 5

22 Mas o fruto do Espírito é: Caridade, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança. 


"O fruto do Espírito é algo incomum e extraordinário. Para exemplificar, é a diferença entre um amor comum e um amor que é incomum, entre o amor ordinário e o amor extraordinário, entre o amor natural e o amor sobrenatural." R.C Sproul. 


A paz do Senhor irmãos!

Na passagem de Gálatas temos a lista dos frutos do Espírito. Vamos tentar entender e identificar a diferença entre uma virtude natural e os frutos do Espírito e como estas virtudes "não naturais" fluem na vida dos servos do Senhor.


Nesta parte do estudo vamos escalar a "montanha" da Temperança.


TEMPERANÇA ( DOMÍNIO PRÓPRIO ) 

A escalada da montanha da Temperança requer muito auto-controle, uma virtude que remete a disciplina, sem extremismo e sem passar por cima de outras pessoas.

Assim como todas os outros Frutos do Espírito, também podemos observar esta manifestação de algumas formas:
1. Externamente de forma natural -  Em todas as pessoas poderemos observar esta manifestação. Não necessariamente está sendo expresso uma virtude vinda do Espírito Santo. As vezes por "instinto", isto é, agindo de forma natural, as pessoas fazem uso do auto-controle,  cautela, esperando a hora certa de manifestar o que há dentro do coração.

2. Externamente, mas, Pela ordem de Deus - Num dado momento Deus pode usar qualquer pessoa da forma que desejar, para efetuar  a sua obra, mas, não necessariamente esta pessoa continuará seguindo os preceitos do Senhor. Assim foi com Balaão, foi convocado a amaldiçoar o povo de Deus, mas, Ele, DEUS, ordenou bençãos que foram cumpridas. Após, este episódio Balaão juntou-se a Balaque para fazer cair o povo de Israel. Foi usado por Deus, viu o poder e a vontade de Deus, mas, mesmo assim, preferiu seguir os intentos naturais de seu coração, não se converteu a Deus.

3. Internamente - Neste quesito, quando se tem um encontro com Deus, há um choque em nossas vidas, em nossas ações e atitudes.  Passamos a conhecer a forma com que Deus age, e quer cada dia mais buscar deste novo relacionamento. Os Frutos do Espírito aos poucos vão sendo expressos em nossas vidas, pois,  há um processo de esvaziamento dos preceitos legalistas do mundo, e um preenchimento com preceitos de Deus em nossas vidas. Assim  Deus age em nossas vidas, pela obra de Cristo, através do Espírito Santo.

Ter Temperança é como escalar uma montanha, tem algumas exigências: Disciplina, perseverança, força, determinação, humildade, empenho e responsabilidade naquilo que se propõe a fazer. 

Todos os dias, Deus, bate as nossas portas (AP 3:20), será que estamos abrindo as portas de nossos corações para os preceitos de Deus?


Glórias a Deus.. Aleluias!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
Ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. 
Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Um comentário:

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )