Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

1º Estudo - MATEUS 15:01-09. Tradição. Uma forma de maquiar pecados

Mateus 15

1  ENTÃO chegaram ao pé de Jesus uns escribas e fariseus de Jerusalém, dizendo:
2  Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? pois não lavam as mãos quando comem pão.

3  Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?
4  Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser ao pai ou à mãe, certamente morrerá.
5  Mas vós dizeis: Qualquer que disser ao pai ou à mãe: É oferta ao Senhor o que poderias aproveitar de mim; esse não precisa honrar nem a seu pai nem a sua mãe,
6  E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

7  Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo:
8  Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.
9  Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.



A paz do Senhor irmãos!

Conforme o estudo proposto, de Mateus 15:01-20. Veremos neste 1º Estudo o vers. 01-09. Vamos buscar destacar alguns pontos interessantes. Os próximos estudos serão divididos: 2º Estudo vers. 10 -14 e 3º Estudo vers. 15-20.

Jesus Cristo quando veio em forma de homem, pois, assim deveria ser, para cumprir o plano de Deus, confrontou todos que andavam externamente como se estivessem fazendo a verdadeira vontade de Deus.

Desde séculos anteriores, Deus, já tinha expressado através dos profetas sua indignação sobre a forma de que os homens estavam agindo. Agregando interpretações para que assim pudessem embasar as ações humanas, ou seja, adequando a maneira que o homem acha-se que deveria ser. Isto foi batizado de "tradição". 

Tradição - Neste contexto representa as leis ou procedimentos, que os próprios homens deliberam ou criam, mas que, de forma alguma agrada a Deus, e, conforme vers. 3, transgridem a Lei de Deus. A vontade de Deus é deixada de lado para que a vontade do homem prevaleça.

A natureza do homem não muda, há 3 mil anos atrás, existia a mentira, a corrupção, a promiscuidade,  a soberba, a hipocrisia, etc. Por tanto, não é privilégio dos homens daquele tempo, tentar implantar suas leis, "tradição" e assim transgredir a vontade de Deus.

A diferença entre a vontade de Deus e a tradição é simples: a primeira vem de Deus, e assim, fere a natureza humana, que é pecadora. Esta ação da vontade de Deus, estimula uma reação na natureza do homem, que culmina em formular, criar certos procedimentos que acalme, massageei  a própria natureza, mesmo que isto transgrida a vontade de Deus. 

Como todos somos pecadores, todos somos passiveis de tentar buscar nossas "tradições" e assim corremos os riscos de desagradar a Deus.  

Temos que filtrar nossas ações e atitudes dentro da Palavra de Deus e NÃO buscar interpretações e adições por conta de nosso intelecto para justificar e maquiar nossos pecados.

Jesus Cristo mostrou indignação sobre tais ações, repreendendo os escribas e fariseus, sem meias palavras. Esta repreensão se estende até nós. 



Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )