Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 10 de janeiro de 2015

APOCALIPSE - XI PARTE


Apocalipse –
A paz do Senhor Irmãos!

Continuado a jornada,,…  

PARTE XI -  Apocalipse 21.

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA.

Vers. 1 ao 4.

1  E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2  E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3  E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
4  E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Observamos nestes versículos iniciais uma característica literária muito utilizada em outros capítulos e livros, onde, se faz uma introdução, ou uma prévia do que será descrito em todo o livro.

Temos de fazer uma consideração - O olhar do homem não consegue absorver e consequentemente expressar em forma descritiva totalmente a obra de Deus, mas descrevemos aquilo que vemos e entendemos, por tanto, encontramos tantas simbologias nas Escrituras, principalmente em Daniel e Apocalipse.

Nestes versículos iniciais podemos destacar que João declara ver um novo Céu e uma nova Terra. Mas como seria este novo Céu e esta nova Terra? Poderia ser uma renovação e ou reconstrução da terra e céu que foram destruídos durante a parte final da Tribulação: com a abertura dos selos, trombetas e taças, cumprindo-se assim o julgamento de Deus sobre a terra, ou, seria um cenário do qual João não conseguiu descrever, algo novo, ainda não visto pelo ser humano, pois, descreveu que o mar já não existia, por tanto, como a única descrição que João conseguiu passar deste novo cenário foi à inexistência do mar, podemos concluir que existe uma grande possibilidade que seja uma descrição de cenários ainda não visto pelo ser humano.

Vers. 2,3 A nova Jerusalém – Aqui apresentada como uma esposa ataviada para seu marido, a Nova Jerusalém, que de Deus descia do Céu, tomando o lugar da antiga noiva, mas agora limpa e perfeita vinda como promessa para seu Filho. Foi anunciado a João que esta cidade será o tabernáculo de Deus com os homens, todos os detalhes fornecidos e captados por João foram descritos nos vers. 9 ao 23.


Tabernáculo - O Pentateuco registra cinco nomes para o tabernáculo: 1º – Santuário, que denotava o lugar sagrado ou posto á parte, lugar santo. 2º – “Tenda”, que indicava a habitação temporária ou desmontável. 3º – “Tabernáculo” de “habitar”, que designava o lugar da presença de Deus. 4º – “Tabernáculo da congregação ou reunião”. 5º - Tabernáculo do testemunho. 

Em Apocalipse 21-3 fica claro que este tabernáculo é o local onde Deus viverá com os homens.

Apocalipse 21
4  E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5  E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.
6  E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.
7  Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

           
Vers. 4 – No inicio, no principio da humanidade, a morte entrou na terra por causa do pecado do homem, mas o Senhor fez novas todas às coisas, e nesta nova vida, o Senhor enxugará todas as lágrimas, o Senhor é o princípio e o fim, não mais existirá a morte e consequentemente o luto deixará de existir, as promessas de Deus, são promessas de Pai, onde guarda os filhos e busca sua felicidade mesmo que isto lhe custe extremamente caro, como já provou. Água da vida, já prometida por Jesus Cristo, assim também como proclamou certa vez, vem a mim os que estais cansados e oprimidos. Um convite único de compaixão para todos os que passam pelas injustiças que massacram a humanidade.

Mateus 11
28  Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.
30  Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

João 4
14  Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Apocalipse 21
8  Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

O Senhor, esta nos avisando, alertando, como sempre o fez, para as escolhas, situações, ações e procedimentos que não agradam a Deus, e por tanto, não serão perdoadas, não servirão eternamente ao Senhor, perderão a honra e a permissão de estar na presença de Deus, e a sentença é o lago de fogo. A segunda morte.


Por acaso tentamos nos imaginar estando de frente ao trono de Deus?
Onde forem abertos livros que contenham todas as nossas ações, escolhas, atitudes, onde não terá como argumentar nada sobre o que está escrito, pois, contra o julgamento de Deus não se terá argumentos, pois, está embasado naquilo que fizemos e escolhemos, nas possibilidades que nos foram oferecidas para voltar ao caminho de Deus, no sacrifício de Jesus Cristo que veio morrer por nós na cruz e nos permitir estar novamente na presença de Deus.

E estando ali ouvindo toda a leitura dos escritos, lembrarmos que, mesmo com todas estas possibilidades de seguir o Senhor, muitas vezes escolhemos os prazeres do mundo, o agir e os padrões do homem, aquilo que achamos ser o correto e de direito, ao invés de seguir o que Deus nos determinou através de sua palavra, através de Jesus Cristo, e constatar que nos foi negado estar em sua presença, entrar para o seu reino para servi-lo, receber as promessas do Pai, viver a paz e com alegria na presença do Rei, e por fim, ouvir a sentença do lago de dores.


Apocalipse 21
9  E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro.
10  E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.
11  E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente.

A luz que ilumina a cidade é a glória de Deus e sua lâmpada é Jesus Cristo

12  E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel.
d
A entrada da cidade de Deus, terão os nomes das doze tribos de Israel, descendência de Abraão o qual o Senhor fez uma promessa, nação que o Senhor Edificou e fez promessas, partindo de um senhor de 100 anos e uma senhora de 90. O impossível somente Deus opera, onde a sabedoria do homem e seu julgamento das coisas que veem,  diz que não é possível, o SENHOR mostra que o seu Poder e Sabedoria é Divina. A Promessa de Deus não é promessa de homens, os Pensamentos de Deus não são pensamentos de homens, a Palavra de Deus se cumpre.

13  Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas.

Uma referência que as portas da Cidade estão abertas para todos os cantos da terra, não importa de onde venham, mas sim a salvação em Cristo. Pois para isto Ele veio, para a salvação de muitos.

14  E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro.

Os fundamentos que estruturam a muralha estão escritos os nomes dos apóstolos, esta referência nos direciona aos ensinos de Jesus Cristo que foram transmitidos pelos Apóstolos, e assim, foram canais, ferramentas e materiais usados pelo Senhor na sua obra. Paulo considerado por muitos o 12º no lugar de Judas, escreveu que se outro evangelho fosse pregado se não for o de Cristo e este crucificado que este evangelho fosse rejeitado.

Por tanto, o que estrutura a entrada da cidade são os ensinos do Senhor Jesus Cristo como não poderia ser diferente.


15  E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro.

16  E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais.


ILUSTRANDO

DIMENSÕES:
Segundo dicionários bíblicos -  1 Estádio romano (LC 24.13) – Equivale a 185m.
Conforme enunciado vers. 16. As arestas: Comprimento = Largura = Altura

Temos:
Km2 = Quilômetros Quadrados
m2 =    metros quadrados.
Km3 = Quilômetros Cúbicos
Aresta= É a reta resultante da intersecção entre dois planos. No cubo existem 12 arestas.           

Aresta = 185,00metros   x  12.000,00unidades
Aresta = 2.220.000,00m    ou seja   2.220,00 km – Dois mil duzentos e vinte quilômetros
As bíblias aprox. o número em        2.200,00 km  -  Dois mil e duzentos quilômetros.

Está medida em linha reta equivale a distância aproximada entre as cidades:
Goiânia -  Brasil e Buenos Aires – Argentina.

Em Israel a jornada de um dia equivalia de 30 a 40km.
Por tanto para atravessar a Nova Jerusalém que de Deus virá, seria em torno de:
Uma Jornada = 74,00  á  55,50 dias, aproximadamente. Isto sem paradas.

O maior edifício construído pelo homem até 2014 não chega a 1,00km de altura, mas a Cidade de Deus terá 2.220,00km de altura, ou seja, mais de duas mil duzentas e vinte vezes maior.


ÁREA
 Em área = 4.928.400,00km2  - Quatro milhões novecentos e vinte e oito mil e quatrocentos quilômetros quadrados.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística  - IBGE
A Área do Território Nacional do Brasil =  8.515.767,049 km2

Área territorial da Espanha é torno de  504.030 km2
Área territorial de Portugal é apenas     92.090km2

Na superfície da Nova Jerusalém caberiam mais de 9 vezes o território da Espanha e                           mais de 53 vezes o território de Portugal.

Em relação ao Brasil
A área da Nova Jerusalém é mais da metade do Território Brasileiro.

VOLUME
Volume 10.941.048.000,00 km3 – Dez bilhões novecentos e quarenta e um milhões e quarenta e oito mil quilômetros cúbicos.

Quase 11 bilhões de quilômetros cúbicos.
Pelo novo trabalho dirigido por, Matthew Charette e Walter Smith, da Instituição Oceanográfica Woods Hole, dos Estados Unidos, obtiveram dados sobre o volume dos oceanos :1.332.000.000 de quilômetros cúbicos de água.
Por tanto o volume desta cidade caberia mais de 8 vezes o Volume dos oceanos da Terra.
  

17  E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme a medida de homem, que é a de um anjo.

Sobre as referencias de: Peso, Dinheiro e Medidas – Existem algumas dificuldades para transformar os números daquele tempo em referencias exatas que estamos habituados. Até nos dias atuais não estamos acostumados com referencias tipo: Libra, Milha, Galões. Etc. que são utilizadas por outros países como EUA. Etc.

Côvado – medida de comprimento que é a distância entre o cotovelo e a ponta do dedo médio.

Mas existem diferenças entre alguns livros da Escrituras. Por exemplo, em Gênesis e Ezequiel. Mas de uma forma geral o Côvado equivale a 44,4cm.

 Por tanto: 144,00 x 44,4 =  6393,6cm, ou seja, 63,936m de altura ou largura como alguns estudiosos acreditam.

18  E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro.
19  E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda;
20  O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista.


Com certeza vários nomes destas pedras podem ter mudado durante os milênios, dificultando a precisão de tradução dos nomes. Os comentários Bíblicos afirmam que 8 das 12 pedras são mencionadas na estola do sumo sacerdote (Êx 28;39), e as outras 4 podem ser relacionadas à estola.

Alguns Estudiosos afirmam que houve uma transliteração, não tradução, da palavra grega, e assim sendo, não estaria se referindo ao jaspe opaco moderno, mas o termo na verdade dizia respeito ao diamante totalmente transparente.

Ouro transparente – Na terra não se vê este metal com esta estrutura e tonalidade, porém, não estamos falando de materiais terrenos, mas sim de materiais celestes, lembrando que Senhor fez novas todas as coisas, mais um fato para a interpretação que será uma nova terra aos nossos olhos.

Nestes fundamentos estarão escritos os nomes dos Apóstolos que pregaram a mensagem do Senhor, pedras que estão listadas na estola do sumo sacerdote, uma comprovação, de que estava tudo sobre o controle de Deus.

21  E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente.

Existem 3 portas de cada lado da cidade, isto é, as portas estão estruturadas na muralha. A Escritura nos diz que cada uma das portas era uma pérola, não nos fornece informações quanto as suas dimensões - ( largura x altura), mas apenas do seu formato e material.

22  E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro.
23  E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada.
                                                                                      
Sem templo, nem sol e nem lua, Deus e o Cordeiro serão a o templo, a luz e lâmpada para todas as nações. Lembrando que na presença de Deus e do Cordeiro não haverá templo que os comporte, pois, é ilimitada, lembrando que quem santifica um templo é o Senhor e não o contrário, por tanto, o Senhor é o próprio santuário do qual todos necessitamos.

Mais uma vez a confirmação que a glória de Deus estará em todo o lugar, no novo céu e nova terra, iluminando e direcionando seu povo.

24  E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra.

A glória e honra serão entregues a quem tem merecimento, isto é, o Senhor.

Alguns afirmam que pode estar relacionado as riquezas culturais das nações, como dons que compõe algumas características de determinadas nações, ou povos, por exemplo, o trabalho, a dedicação, o respeito, ser receptivos etc. Mas se vamos ser regenerados, será que vamos manter nossas características terrenas? Conjecturas.

25  E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite.
26  E a ela trarão a glória e honra das nações.

As nações dos salvos, todos aqueles que estiverem no Livro da Vida, sem distinção de grego ou romano, árabes ou Americanos, Asiáticos e Africanos. Etc. Mas somente um povo, os servos do Senhor, que trarão com todo merecimento honras ao Senhor.

27  E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Mais uma vez, o Senhor, nos alerta dos caminhos, escolhas, ações e situações que não serão agradam a Deus, pois estas, o Senhor abominará e não poderão estár na sua presença.


Tudo está sobre o controle de Deus e sua Palavra será cumprida.

Glórias a Deus, Aleluias.!


Continua...

BIBLIOGRAFIA:

 Bíblia de Estudo MARCATUR – Tradução de Almeida Revista e Atualizada.

 Bíblia Sagrada – Tradução Revista e Corrigida – João Ferreira de Almeida. SBB.

C. F.O – Corrigida, Fiel ao Texto Original  - Versão Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )