Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

APOCALIPSE - X PARTE




Apocalipse –
A paz do Senhor Irmãos!

Continuado a jornada,,…  

PARTE X -  Apocalipse 20.

A Prisão do inimigo e acusador por mil anos.
A Primeira Ressurreição
O Milênio.

Vers. 1 ao 3.

1  E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.
2  Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.
3  E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

Vers. 1 – Com toda certeza refere-se a Jesus Cristo assim como no cap.1, quem tem a chave do abismo. Como estudamos no cap. Anterior e se seguirmos a cronologia dos eventos, a besta e o falso profeta, já terão sidos lançados no lago de fogo, por tanto, cartas fora do baralho. Restando assim o inimigo, acusador, para ser desterrado.

Os planos de Deus, os pensamentos do Senhor não são pensamentos de homens, não segue aquilo que achamos ser o correto a ser feito, e por algum motivo, o inimigo será apenas colocado em pausa, por um tempo, antes de sua prisão eterna.

Nos deixa claro que neste tempo de prisão provisória, o inimigo não terá condições de enganar as nações neste período. Vers. 3


Ver. 2 – Sobre o Milênio existem algumas divergências quanto à interpretação, assim como vários temas expostos no Apocalipse, para não dizer em toda a Escritura.

*O ser humano tende a interpretar diante de vários pontos, estudos e também levando em conta a confissão de fé que defendem, ou seja, a base na qual foi orientado e introduzido primeiramente pelos próprios pais. Mesmo que não tenha uma orientação dentro de casa, mas a tendência natural é serem introduzidos na base religiosa de sua familia, de uma forma geral seguem o espelho de seus progenitores.

Muitos crescem e mudam de religião, mas, via de regra permanecem defendendo uma linha de pensamento na qual foram orientados, sem ao menos aceitar avaliar as Escrituras, simplesmente defendem a tradição. A regra da tradição pode e, muitas vezes, deve ser quebrada, vejamos o exemplo de Paulo, Se esta regra fosse Pétrea, ou seja, inviolável, Paulo continuaria sendo Judeu e Fariseu, não teria avaliado toda sua formação e a tradição que foi introduzido, orientado e crescido, e assim, nunca teria seguido a Cristo. Mas o que ocorreu foi uma completa análise do que vivia e realmente o que deveria viver com base na vontade de Deus e não nas dos homens.

Não podemos defender uma instituição como tivesse igual ou até mais valor do que a Palavra de Deus. Esta sim deve ser proclamada a todas as nações.

Voltando ao tema principal do Vers. 2. Existem pelo menos três principais ramificações da interpretação sobre o Milênio, todas com base bíblica.

Pós-milenismo – Acredita que o Milênio já começou, no evento da ascensão e entronização de Cristo, e vai alcançar o seu ápice antes da volta de Cristo, culminando coma conversão de todas as nações ao Evangelho. Crêem que Cristo voltará no final do Milênio e que este período não significa necessariamente mil anos.

Amilenismo  - Defende que o Milênio já começou, e que é apenas um símbolo do reino espiritual de Cristo. Dentro desta visão, não esperam um tempo de cumprimento literal das promessas em relação ao Milênio.

Pré-milenismo – Tem em sua interpretação o cumprimento literal dos mil anos, e que ainda vai acontecer, iniciando logo após a segunda vinda de Cristo. Tendo um governo Teocrático e Cristo reinando como Rei em toda a terra.

.
Ver. 3 – Nos deixa claro que neste tempo de prisão provisória, o inimigo não terá condições ou poder para enganar as nações, por tanto, estará inativo. Mesmo que algumas teorias entendam, para embasar seus pensamentos e encontrar explicações para certas situações, que o inimigo não estará inativo, mas, apenas limitado, não é o que a Escritura nos diz, pois, deixa claro que será selado para não mais enganar as nações até que os mil anos acabem.

Apocalipse 20
3  E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.


Alguns pontos:
- Algumas tendências entendem que a prisão do inimigo já ocorreu no cumprimento da crucificação de Cristo, onde, foi consumado o plano de salvação da humanidade, e por tanto, naquele instante começa o milênio.

- Mas neste contexto, como explicar as manifestações demoníacas após a crucificação?
Como vimos no comentário do vers.3, a Escritura é clara quanto à inatividade do inimigo no período de duração do Milênio, por tanto, esta teoria não tem base bíblica.



Apocalipse 20
4  E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5  Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.
6  Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

O Julgamento – Almas dos mortos pelo testemunho de Jesus Cristo; que não aceitaram o  governo, nem a marca e nem a adoração a besta e sua imagem, estes, foram julgados merecedores de reinarem com Cristo, estes reviverão, esta é a primeira ressurreição e felizes são os que fazem parte nesta primeira ressurreição.

Pelo que se pode entender é que este julgamento será no final da tribulação, pois, inclui aqueles que vão resistir ao reino do mal na terra, por tanto, um reino que ainda estará por vir, assim como a segunda vinda de Cristo. No versículo 5 diz que os que não receberem a primeira ressurreição serão julgando somente após o fim do Milênio.

Apocalipse 20
7  E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8  E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.
9  E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.
10  E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

No fim do período de prisão provisória do inimigo, será solto, e novamente por um pouco de tempo terá sucesso no intuito de enganar as nações para se rebelarem contra o reino de Cristo.

É de pasmar – Após mil anos, vivendo sobre o reinado de Cristo, único e justo, onde o mundo experimentará um governo limpo e sem corrupção de seu Rei, a humanidade ainda se deixará enganar pelo inimigo. Podemos fazer alguns apontamentos: A humanidade – Estes que serão os descendentes dos que começaram a reinar com Cristo no inicio dos mil anos, mesmo assim, serão passíveis de cair nas ciladas do inimigo.  - O poder de persuasão e de enganar que o inimigo possui, por tanto, não podemos abrir brechas nesta batalha diária que enfrentamos. Acredita-se que este período de liberdade do inimigo é exatamente para que se possa ser revelado o verdadeiro caráter daqueles que estarão vivendo neste último período do planeta.

Vers. 8 - Gogue e Magogue – Nome dado ao Exército de rebeldes e seu líder no final do milênio - São nomes encontrados no antigo testamento, referentes aos inimigos do Senhor. Magogue – Neto de Noé (Gn 10.2) e fundador de um reino localizado ao norte do mar Negro e do mar Cáspio. Considerado como os Citas. Gogue – Príncipe e chefe de Meseque e Tubal, contra o qual Ezequiel profetizou (Ez. 38 e 39). Por tanto, são nomes que simbolizam os inimigos de Deus.

Vers. 10
E por fim, serão destruídos os exércitos que se rebelarem contra o Reino de Cristo, assim como para a proteção de Elias, fogo desceu do céu e destruiu seus perseguidores, assim também descerá fogo do céu, e destruirá o cerco ao arraial dos santos e a cidade amada, e o inimigo será lançado no lugar determinado por Deus, no lago de fogo, de onde não mais sairá, prisão eterna.

Apocalipse 20
11  E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
12  E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13  E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.
14  E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.
15  E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

Mateus 25
31  E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
32  E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
33  E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

34  Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
35  Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
36  Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

37  Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
38  E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
39  E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

40  E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.

41  Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
42  Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
43  Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

44  Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
45  Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
46  E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Abriram-se livros.
Todos os mortos foram reunidos diante de Deus. Estes livros serão consultados no dia do Julgamento Final, e as Escrituras deixam claro que os mortos serão julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo suas obras. Por tanto, nenhuma dúvida que nossas ações e atitudes, nossas escolhas e até nossos pensamentos, pois, Jesus Cristo disse que até mesmo em pensamentos pecamos, estarão registrados e servirão de provas incontestáveis. No julgamento de Deus não haverá brecha jurídica para ser imposta alguma contestação.

Lucas 12
4  E digo-vos, amigos meus: Não temais os que matam o corpo e, depois, não têm mais que fazer.
5  Mas eu vos mostrarei a quem deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, vos digo, a esse temei.

Provérbios cap. 28  
9 – O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.


Livro da Vida.
Apocalipse 20 -12       Daniel 12 - 1
Livro dos Salvos, Livro da Vida, dos que não experimentarão a segunda morte. Sem entrar na discussão da pré-destinação. Cabe um apontamento, o homem não conhece nem o que vai acontecer no próximo segundo quem dirá saber quantos anos viverá nesta terra, Deus, conhece o fim desde o princípio, (Isaías 46 - 10), por tanto, é fato de que Deus sabe com toda a certeza quem será salvo ou não, independente de todas as situações, ações e escolhas que ocorrerão neste percurso, Ele é o Único que tem esta prerrogativa, e assim sendo, é passível sim, de existir um livro com os nomes destes salvos.

O Livro da Vida é um fato de uma pré-destinação?
Respondo, este Livro é o fruto do Infinito e Incompreensível Poder de Deus e uma comprovação de que tudo é registrado e está sobre o controle da vontade de Deus. Até cada fio de cabelo de nossas cabeças.

Lucas 12
7 E até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.
8  E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.

O Senhor cuida das ervas dos campos, dos passarinhos e tudo mais, e declara, que temos muito mais valor para Ele, tanto é que entregou seu Filho para nossa Salvação. Também nos afirma, que se confessarmos Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador diante da humanidade o Senhor também nos confessará diante de Deus.

Tudo está sobre o controle de Deus e sua Palavra será cumprida.

Glórias a Deus, Aleluias.!


Continua...

BIBLIOGRAFIA:

 Bíblia de Estudo MARCATUR – Tradução de Almeida Revista e Atualizada.

 Bíblia Sagrada – Tradução Revista e Corrigida – João Ferreira de Almeida. SBB.

C. F.O – Corrigida, Fiel ao Texto Original  - Versão Digital


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )