Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

terça-feira, 28 de abril de 2015

(JZ 21:17). A misericórdia de Deus


Juízes 21
17 Disseram mais: Tenha Benjamim uma herança nos que restaram, e não seja destruída nenhuma tribo de Israel.

A paz do Senhor irmãos!

O trecho acima é parte de uma passagem de Juízes, onde, após uma atrocidade cometida contra uma mulher, e que os seus agressores não foram punidos, dentro de uma cidade de uma das tribos de Israel, iniciou-se uma guerra civil, todas as outras tribos se união para guerra contra os Benjamitas.

O versículo 17 mostra que Deus concedeu misericórdia aquele povo, mas, não somente aquela tribo, mas a toda a nação.

Este evento mostra como Deus tratou não somente a tribo que não puniu homens que cometeram estupro e morte de uma mulher, mas toda a nação que estava desviada dos preceitos de Deus e confiaram no grande número de um exército.

A misericórdia de Deus vem desde sempre.:

Adão e Eva - Quando pecaram, ali poderia ter sido tudo acabado, mas Deus decretou uma punição, mas, não o extermínio da humanidade. Mesmo tendo esta prerrogativa e autoridade para tal ação. Mas pela misericórdia nos concedeu a existência.. .Por que nós?

Caim e Abel - Determinou punição a caim mas não o exterminou, concedeu a Eva  um novo filho, Sete, para que a multiplicação do ser humano continuasse de maneira a ter uma vertente que agradasse a Deus, e assim,  por duas vertentes.. não apenas de caim.

Noé  e sua família - Mais uma prova da misericórdia de Deus, mesmo sabendo que posteriormente o homem se desviaria novamente.                                                                                                                                                              
Abraão e Sara - Chamado no meio dos caldeus, um povo idolatra, sacrificava seus filhos como simples rito religioso, mas, Deus o chamou para servir ao Deus verdadeiro, e não permitiu que sacrifica-se Isaque.

Da descendência de Abração - José passou mais de uma década preso, e foi elevado a Governador, para que se cumprisse o plano de salvação de muitos. Deus não age conforme a vontade do homem.

Moisés - Levantado do meio do povo de Deus, como herança, depois de ter vivido como príncipe no Egito, preferiu viver entre seus irmãos Israelitas, ferramenta de Deus para mostrar o seu poder e destruir a glória dos deuses e da nação do Egito. Fora as pragas avassaladoras, o mar se abre, o pão desce do céu, água de pedras no deserto. Intercedeu quando Deus ia destruir aquela nação, para começar uma nova linhagem. Misericórdia de Deus.

Entre vários outros personagens onde podemos destacar o plano de salvação e misericórdia de Deus para com os homens. Josué, os Juízes e profestas, Davi, Salomão, os exílios não foram para maltratar a nação mas para preserva-la da extinção, várias foram as atuações do Senhor para preservar, pela misericórdia e amor a raça humana e mesmo assim, muitas vezes, este conhecimento é descrito como lenda, ou, apenas de cunho restrito dentro das paredes dos templos, sejam, eles quais forem.



Veja como são as coisas, como falta o ensino bíblico, começando dentro de casa, sim, será que não somos responsáveis pela orientação espiritual de nossas crianças?

Muitos colocam os filhos para cumprir uma tradição de ensino bíblico, isto é muito importante e louvável, participando das atividades religiosas: Escola dominical, Retiros acompanhados, Catequese, Crisma.. etc..o Ensino das coisas de Deus é essencial, mas será que estamos verificando o que estão aprendendo? Ou apenas deixando que ensinem e orientem sem acompanhamento paterno.

Muitas vezes os jovens crescem sem ter uma visão geral dos ensinos bíblicos, da história bíblica, e do mover de Deus em toda a história conhecida pelo homem. Mas principalmente os planos de Deus para o ser humano, a importância de guardar os preceitos de Deus, e vinda de nosso Senhor Jesus Cristo nesta terra, sua paixão, e expiação para que o homem fosse novamente reconciliado com Deus.

De criança a jovem, e de jovem a adulto, e muitos nunca ouviram falar que Jesus Cristo veio para pagar uma reconciliação com Deus, cumprir um plano de salvação, que toda a Escritura direciona para nosso Senhor, o Cordeiro de Deus, nossa páscoa. E de modo negligenciável, suas consciências são voltadas para a verdade do chocolate ou do homem de vermelho no natal, "verdades" humanas que distorcem a Verdade de Deus.

Uma pessoa sem conhecimento bíblico, pode ser salva? sim, depende da vontade de Deus, quem sou eu para tentar limitá-lo. Mas, se temos esta consciência, e sabemos que Jesus Cristo diz em MT 4-7, que é errado tentar a Deus. Então, por que vamos nos arriscar? 

O ser humano que cresce, principalmente dentro de um lar cristão, e não busca  o conhecimento e os preceitos do Seu Senhor, vive uma vida vazia, mesmo cheia de suas próprias convicções, serão apenas convicções humanas, preceitos humanos. assim, Jesus Cristo os classificou. MT 15:9. Não podemos deixar que nossas convicções nos afastem de Deus, nem amputar os preceitos de Deus em nossas vidas, se não, provavelmente seremos também amputados da presença de Deus.


Se queremos passar a Eternidade com Deus, digo, que comecemos por esta vida!

Dentro da  história de Juízes podemos observar alguns pontos:

- Que permanência e existência do homem, é, e somente será pela misericórdia de Deus... não que mereçamos e nem que Ele seja obrigado, mas pela Graça de Deus, para nossas vidas.

- Que Deus é Deus. Sempre foi e sempre Será. .que age de maneira que o homem não entende, que seu mover não vai de acordo com a nossa vontade, mas da forma que Ele determina.

- Que Deus pune de acordo com sua Justiça.Ele tem esta autoridade, e, a usa quando e da forma que determinar, não temos nada e nem podemos reclamar do que quer que seja, pois, nos deu e nos dá todas as oportunidades...

- Que usa de várias formas para tratar os seus: Diretamente por Ele, pelos estrangeiros, e pela própria nação.

- Que no evento de quase extinção de uma tribo, Deus primeiramente mostrou que sem Ele, 11 tribos seriam derrotadas por apenas 1. E que os preceitos de Deus é que traz a paz e força de uma nação, não "sabedoria e arrogância" de um povo, e muitos menos a grandiosidade de um exército.



Glórias a Deus Aleluia!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida.
Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo.(JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )