Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

(NM 11:18-20). Por que e por quem devemos chorar?

NÚMEROS 11

18 E dirás ao povo: Santificai-vos para amanhã, e comereis carne; porquanto chorastes aos ouvidos do SENHOR, dizendo: Quem nos dará carne a comer? Pois íamos bem no Egito; por isso o SENHOR vos dará carne, e comereis;

19 Não comereis um dia, nem dois dias, nem cinco dias, nem dez dias, nem vinte dias;
20 Mas um mês inteiro, até vos sair pelas narinas, até que vos enfastieis dela; porquanto rejeitastes ao SENHOR, que está no meio de vós, e chorastes diante dele, dizendo: Por que saímos do Egito?



A paz do Senhor irmãos!

Como funciona a natureza humana. Mesmo que as mudanças sejam positivas, comparando com os últimos acontecimento em 400 anos, a mente se entrega as murmurações, ou seja, reclamar. Naquele momento de murmuração a escravidão de 4 séculos, aparentemente, estava sendo mais valorizada do que a liberdade oferecida por Deus. 

Todas as maravilhas que Deus operou, em cuja circunstancias, os mesmos, foram suas testemunhas oculares, assim sendo, expectadores do poder de Deus, não foram capazes de nutrir a fé, e nem de superar toda uma vida de escravidão até então vívida. Prefeririam morrer escravos recebendo migalhas de alimento, do que viver livres confiando no Deus Único, Poderoso e Verdadeiro.

Vers. 20 - Choraram arrependidos por estar em liberdade, choraram por ter confiado em Deus,  e por incrível que pareça, estavam com saudades da Escravidão.

Deus promete, não somente, comida para uma refeição, nem tão pouco para uma semana, mas para um um mês inteiro. Cuidado, pois, Jesus Cristo nos ensinou não tentar a Deus quando rejeitava as tentações do inimigo.MT 4: 7.


21 E disse Moisés: Seiscentos mil homens de pé é este povo, no meio do qual estou; e tu tens dito: Dar-lhes-ei carne, e comerão um mês inteiro.
22 Degolar-se-ão para eles ovelhas e vacas que lhes bastem? Ou ajuntar-se-ão para eles todos os peixes do mar, que lhes bastem?
23 Porém, o SENHOR disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.

Aparentemente, nem Moisés estava acreditando que seria possível alimentar toda aquele multidão, de 600 mil homens, fora as mulheres, crianças e idosos.

Deus o criador de tudo que existe, as coisas que enxergamos e as que não, criador do universo, teria algo impossível para o Criador? A mente da criatura, limitada e influenciada pelas emoções da carne, não poderia e nem pode tentar modelar, qualificar, medir ou calcular o poder de Deus.

Muitas vezes irmãos, duvidamos e questionamos o poder de Deus de agir em nossas vidas, principalmente quando nos deparamos com situações que temos a certeza que foge do nosso "controle". Pois, Achamos que temos o controle de tudo, quando temos dinheiro no banco, plano de saúde em dia, estamos empregados e não temos nenhum problema de saúde, mas, é neste ponto que nos enganamos.

Quando nos falta estas falsas estruturas de "sustentação e controle" inicia-se as dúvidas e na sequencia as murmurações. Porque ACHAMOS que Deus tem de nos atender no momento e da forma que solicitamos. Assim nos falta fé, assim como aconteceu com os irmãos no deserto, somos falhos e fracos, por tanto, não julguem as falhas do passado, seja de quem for, somos todos pecadores. Temos é de aprender com as experiências que nos são testemunhadas e vivenciadas.

Desta forma queremos ter o controle sobre as ações de Deus. Mas temos de entender que Deus pensa e age de maneiras que não podemos compreender. Temos de pedir e orar ao Senhor, para que faça e execute os planos Dele para nossas vidas. Entregando nossas vidas em suas mãos e dando glórias a Deus em tudo.


31 Então soprou um vento do SENHOR e trouxe codornizes do mar, e as espalhou pelo arraial quase caminho de um dia, de um lado e de outro lado, ao redor do arraial; quase dois côvados sobre a terra.
32 Então o povo se levantou todo aquele dia e toda aquela noite, e todo o dia seguinte, e colheram as codornizes; o que menos tinha, colhera dez ômeres; e as estenderam para si ao redor do arraial.
33 Quando a carne estava entre os seus dentes, antes que fosse mastigada, se acendeu a ira do SENHOR contra o povo, e feriu o SENHOR o povo com uma praga mui grande.

O Senhor trouxe codornizes de onde? do mar, para que ninguém pudesse dizer que veio por alguma coincidência ou acidente ambiental, ou isso ou aquilo.

A quantidade foi tanta que se espalhavam por quase um caminho de um dia.  O caminho de um dia era algo em torno de 30 km, por tanto as codornizes se espalharam em volta do arraial de Israel por quase 30 km. A quantidade foi tanta que passaram 36 horas trabalhando no recolhimento, poderíamos dizer que eram uma população de 1,5 a 2 milhões de pessoas. Estas gastaram 36 horas de trabalho neste recolhimento. A informação que temos no vers. 32 é , o que menos recolheu foi de 10 ômeres. 

Cabo, Alqueire, Efa, Ômer: São Medidas de Capacidade para Secos, medidas em litros, como Polvilho, farinha etc. Sendo que a unidade básica era Efa = 17,6 litros aproximadamente.

Ômer = 10 Efas. Por tanto 1 Ômer= 176 litros. 
Assim sendo o que menos recolheu foi algo em torno de 10 Ômeres = 1760 litros, de carne.

Deus é um Deus de maravilhas, de amor e misericórdia, mas também é Santo, e quando tentado pode sim, agir da forma que sua soberania lhe aprouver, pois é Deus. Neste episódio, depois de tudo que fez por aquele povo, retirando-os da escravidão, foi rejeitado por um pouco de alimento e choraram pela terra da escravidão. vers. 20.

Deus queria obediência e amor, e fez tantas maravilhas e se fez conhecer para que não tivessem dúvidas. Antes do castigo, Deus mostrou o quanto o povo estava errado na murmuração, não é pelo pouco alimento murmurando, nem na abundancia com alegrias, mas, sim na obediência; no reconhecimento agradecido e alegre; e  na confiança, nestas posturas que vemos a presença de Deus em nossas vidas.

Que possamos agradecer a Deus, pelo que enxergamos  e pelo que não. Que nossa confiança esteja no Senhor em todos os lugares e de todas as formas. Que o plano de  Deus se cumpra em nossas vidas. Que nossos pedidos e orações sejam finalizados solicitando a aprovação de Deus e que tenhamos alegria em nossos corações se não recebermos. Que possamos chorar, sim, mas  chorar por não andar nos caminhos do Senhor. Em tudo seja dada Glórias a Deus.


Glórias a Deus.. Aleluias!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, 
ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida.
Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )