Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

(MT 6:21). ONDE ESTARÃO OS NOSSOS TESOUROS?

MATEUS 13

1 Tendo Jesus saído de casa, naquele dia, estava assentado junto ao mar;
2 E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia.

3 E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear.
4 E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
5 E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
6 Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
7 E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
8 E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
9 Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas?
11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;
12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado.13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem.
14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz:Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis,e, vendo, vereis, mas não percebereis.
15 Porque o coração deste povo está endurecido,E ouviram de mau grado com seus ouvidos,E fecharam seus olhos;Para que não vejam com os olhos,E ouçam com os ouvidos,e compreendam com o coração,e se convertam,e eu os cure.
16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.
17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

18 Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

 
A paz do Senhor irmãos!

O inicio desta passagem descreve como as multidões se achegavam ao Senhor, de que povos eram composta aquela multidões, que classes sociais, e como estavam a alma e o espírito de cada pessoa?

Judeus,gentios, ricos, pobres, angustiados, injustiçados, alegres, tristes, curiosos e blasfemadores também, procurando motivos para falarem mal do Senhor.

Acredito que eram compostas de muitas formas, além das descritas acima, mas com certeza a maior parte era formada por aqueles que estavam sendo excluídos dos padrões  exigidos e aceitos pelos líderes.

Provavelmente os doentes, aleijados, os que não acalçavam misericórdia dos homens, em outro nome, as ovelhas perdidas.

Muitos com certeza não entendiam como poderia existir tanta maldade no mundo e tanta opressão, coisas que hoje "não vivemos", Jesus então começa a ensinar.

              Escutai vós, pois, a parábola do semeador.
19 Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho.
20 O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria;
21 Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende;
22 E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;
23 Mas, o que foi semeado em boa terra é o que ouve e compreende a palavra; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta.

E nosso Senhor Jesus Cristo começou a ensinar sobre o Semeador:

1º Fase da Palavra de Deus - Conhecer as Escrituras.
V 19 - A palavra de Deus quando é conhecida: por ouvir ou por ler, é como uma semente lançada. O solo é o nosso coração, a palavra do Senhor é lançada em nossa vida, se não buscarmos entender o que o Senhor nos diz através de suas palavras, esta boa semente se perderá. A semente é boa, será que nossos corações estão no nível de um bom solo?

2º Fase da Palavra de Deus - Entender as Escrituras.
V 20 - Descreve aqueles que recebem com a alegria a Palavra do Senhor, se alegram mas por pouco tempo, porque o solo que existem em seus corações são fracos e rasos, não se tem raizes no propósito do Senhor, não se comprometem com as coisas de Deus, e logo quando é confrontados com alguma situação, se ofedem, como não entendem as Escrituras que nos concedem o crer e o sofrer em Cristo, preferem deixar que a semente seja arrancada de seus corações. Muitos de nós, queremos a sobra, os frutos mas não queremos de forma alguma as raizes mundando nossas vidas.


3º Fase da Palavra de Deus - Viver as Escritruas do Senhor.
V 21 - Nos ensina sobre as escolhas que teremos de fazer nesta vida: Firmar e cuidar do solo dos nossos corações para cultivarmos a boa semente do Senhor, ou nos deixar levar pelos cuidados deste mundo. Onde está os nossos tesouros irmãos? onde estiver ai estará os nossos corações - Mt 6 - 21.

Irmãos o viver as Escrituras é para toda a vida, se deixarmos que os cuidados deste mundo tomem conta de nossas atitudes e ações e do nosso viver, também deixaremos de caminhar com o Senhor, estando dispostos a entregar nossas vidas para servir ao Senhor. MC 8 - 36 Pois, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?


Que possamos meditar nesta passagem irmãos!



Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )