Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

(AT 5:17-42). O que mais importa é obedecer a Deus!

ATOS DOS APÓSTOLOS 5

17  E, levantando-se o sumo sacerdote, e todos os que estavam com ele (e eram eles da seita dos saduceus), encheram-se de inveja,
18  E lançaram mão dos apóstolos, e os puseram na prisão pública.

19  Mas de noite um anjo do Senhor abriu as portas da prisão e, tirando-os para fora, disse:
20  Ide e apresentai-vos no templo, e dizei ao povo todas as palavras desta vida.
21  E, ouvindo eles isto, entraram de manhã cedo no templo, e ensinavam. Chegando, porém, o sumo sacerdote e os que estavam com ele, convocaram o conselho, e a todos os anciãos dos filhos de Israel, e enviaram ao cárcere, para que de lá os trouxessem.

22  Mas, tendo lá ido os servidores, não os acharam na prisão e, voltando, lho anunciaram,
23  Dizendo: Achamos realmente o cárcere fechado, com toda a segurança, e os guardas, que estavam fora, diante das portas; mas, quando abrimos, ninguém achamos dentro.
24  Então o sumo sacerdote, o capitão do templo e os chefes dos sacerdotes, ouvindo estas palavras, estavam perplexos acerca deles e do que viria a ser aquilo.

25  E, chegando um, anunciou-lhes, dizendo: Eis que os homens que encerrastes na prisão estão no templo e ensinam ao povo.
26  Então foi o capitão com os servidores, e os trouxe, não com violência (porque temiam ser apedrejados pelo povo).

27  E, trazendo-os, os apresentaram ao conselho. E o sumo sacerdote os interrogou,
28  Dizendo: Não vos admoestamos nós expressamente que não ensinásseis nesse nome? E eis que enchestes Jerusalém dessa vossa doutrina, e quereis lançar sobre nós o sangue desse homem.
29  Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.

30  O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro.
31  Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.
32  E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.

33  E, ouvindo eles isto, se enfureciam, e deliberaram matá-los.
34  Mas, levantando-se no conselho um certo fariseu, chamado Gamaliel, doutor da lei, venerado por todo o povo, mandou que por um pouco levassem para fora os apóstolos;
35  E disse-lhes: Homens israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens,

36  Porque antes destes dias levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada.
37  Depois deste levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos.

38  E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
39  Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.
40  E concordaram com ele. E, chamando os apóstolos, e tendo-os açoitado, mandaram que não falassem no nome de Jesus, e os deixaram ir.

41  Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus.
42  E todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo.


A paz do Senhor irmãos!

Texto interessante das Escrituras, tendo como "pano de fundo", registrado no capítulo 2,  a descida do Espírito Santo. A ação do Espírito Santo de Deus, operando milagres e prodígios, utilizando os Apóstolos como ferramentas. Estes eventos já eram de conhecimento público e não só em Jerusalém, mas também nas cidades circunvizinhas. 

Neste contexto observamos também corações endurecidos que mesmo tendo  visto as obras de Jesus Cristo, não creram, e agora, vendo a continuidade da obra do Senhor através dos Apóstolos, também não creem. Ao invés de darem glórias a Deus pelos milagres, preferiram tentar conter a ação de Deus.

Mas nada pode conter a ação de Deus. Tentaram aprisionar os apóstolos, mas um anjo os libertou e confirmou a obra, ordenando que voltassem ao templo e ensinassem as palavras da vida, ou seja, os ensinos de Jesus Cristo. O Caminho e a Verdade e a Vida. Como nosso Senhor e Salvador, o Cordeiro de Deus, oferecido em sacrifício pela remissão dos nossos pecados. IS 53.

Mesmo o capitão do templo e os principais dos sacerdotes, ouvindo frustrados, pois, sabiam a condição de toda a segurança e os guarda diante das portas da prisão, que não encontraram os prisioneiros, assim como os tinham deixados, não deram crédito a obra de Deus.

Além de Deus ter tirado os Apóstolos da prisão, fez de forma milagrosa, sem que ninguém o visse. Mostrou desta forma que aquilo que o homem constrói, cria e coloca toda a certeza de seu poder, é nada, e nada é, perante o Poder de Deus.  

Interessante que os sacerdotes mesmo vivenciando tantos acontecimentos sobrenaturais não aceitavam que aqueles homens, vindo do povo, poderiam ter sidos preferidos por Deus, ao invés deles que eram os "sacerdotes". Pv 21:2 Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o SENHOR sonda os corações.

Pelo relato nas Escrituras sabemos que os povo temia os sacerdotes e principais da sinagoga, pois, eram extremamente duros com o povo, e extremamente brandos consigo mesmos, por isso, Jesus Cristo os repreendeu com autoridade, Mateus 23. Observamos em Atos 4:13 que o povo temia até chegar perto dos Apóstolos a vista dos sacerdotes. Entendemos que poderiam ser proibidos de entrar no templo e também receberem alguma punição, AT 5:40. Mas onde devem estar nossos corações? na determinação de um religiosidade ou na obediência a Deus? Pedro responde esta pergunta AT 5:29. Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
Em meio a todos aqueles corações endurecidos e falta de entendimento para reconhecer a ação de Deus, uma voz é ouvida, e dizia: AT 5:38-39... se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará, mas se é de Deus, não podereis desfazê-la, para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus.

Irmãos, será que muitas vezes não estamos combatendo contra Deus? Quando deixamos os preceitos do SENHOR e vivemos o pecado deliberado em nossas vidas. Digo isto especialmente para nós, que nos identificamos como servos de Deus, como conhecedores das Escrituras. 

Provérbios 21
29  O homem ímpio endurece o seu rosto; mas o reto considera o seu caminho.

Não podemos endurecer o nosso rosto para o pecado. Nascemos pecadores mas não para o pecado. Erramos sim, somo falhos e pecadores, nossa humanidade e caída, mas, assim, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também por um homem veio a salvação e vida. RM 5:12-21.

Que sejamos como os retos que consideram os seus caminhos, isto é, façamos uma avaliação diária sobre nossas ações, atitudes, comportamentos, filtrando-os nos ensinos de Jesus Cristo. E assim podermos tentar alinhar nossas vidas aos preceitos que Jesus Cristo nos ensina. Pois, o que mais importa obedecer a Deus.


Glórias a Deus Senhor!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, 

ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. 

Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )