Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 23 de maio de 2015

(3ª JO 1-15). Membros da Igreja - Segundo 3ª João.

Tipologia de Membros da Igreja - Segundo 3ª João.


3ª João
1 O presbítero ao amado Gaio, a quem em verdade eu amo.

2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas, e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.
3 Porque muito me alegrei quando os irmãos vieram, e testificaram da tua verdade, como tu andas na verdade.
4 Não tenho maior gozo do que este, o de ouvir que os meus filhos andam na verdade.

5 Amado, procedes fielmente em tudo o que fazes para com os irmãos, e para com os estranhos,
6 Que em presença da igreja testificaram do teu amor; aos quais, se conduzires como é digno para com Deus, bem farás;
7 Porque pelo seu Nome saíram, nada tomando dos gentios.
8 Portanto, aos tais devemos receber, para que sejamos cooperadores da verdade.

9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.

11 Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.

12 Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.

13 Tinha muito que escrever, mas não quero escrever-te com tinta e pena.
14 Espero, porém, ver-te brevemente, e falaremos face a face.
15 Paz seja contigo. Os amigos te saúdam. Saúda os amigos pelo seu nome.


A paz do Senhor Irmãos!
Uma das poucas Epístolas do Novo Testamento dirigidas a pessoas específicas.
Neste caso a Gaio.

O Apóstolo João se Identifica como Presbítero.
A Pauta é tratar situações internas da igreja, mas, que refletiam externamente.

Neste contexto, foi caracterizado 3 tipos de personagens, “membros” de igrejas.
1º - Gaio. (1 ao 8)
A quem a carta foi direcionada, já por esta consideração, se entende ser um membro com potencial para comandar a igreja, por vários motivos. João recebeu excelentes relatórios sobre sua vida cristã, testificados e embasados pela Verdade da Palavra e dos direcionamentos recebidos. Servindo com exemplo de irmão, dando testemunhos de vida em boas obras, unindo e acrescentando, e não dividindo e diminuindo o corpo de Cristo chamado igreja, não em estruturas físicas, mas em unidade. Um membro provavelmente, que recebeu um novo nascimento, cujo coração foi terreno fértil para semente que é a palavra de Deus, nos Ensinos de Jesus Cristos. Um terreno fértil onde, germinou, cresceu e deu frutos, assim como Deus espera. ( MT 13:1 ao 23).

2º - Diótrefes. ( 9 a 11)
A quem a carta fez menção, um membro, que provavelmente tinha grande influência em determinada igreja, pois foi relatado que expulsou membros da igreja local. Um autoritário, ambicioso, difamador, maléfico para a essência da igreja. João finaliza afirmando que, quem faz mal não é de Deus. 

3º - Demétrio. (12)
Provavelmente pode ter sido o portador da carta, ou seja, a quem João confiou a tarefa de levar a carta até Gaio. E assim com esse, também tinha bons testemunhos perante os conhecidos, se portando como verdadeiro Cristão, norteando suas ações e atitudes segundo a Verdade da Palavra e direcionamento de Cristo através dos Apóstolos. Servindo aos Irmãos segundo a vontade de Deus, fazendo parte do corpo, segundo os planos de Deus.


Será que hoje vemos em nossas igrejas membros como Gaio, Diótrefes e Demétrio?
Numa avaliação rápida poderíamos concluir que sim.

Mas se formos buscar parâmetros para identifica-los, provavelmente seria muito mais difícil de chegar num consenso. Sabemos que a Palavra de Deus não muda, também que a natureza pecaminosa do homem também não. Mas, analisando no contexto da sociologia, no modo de vida atual, veremos que existem muitos Diótrefes que estão repaginados em seus cargos de líderes que vão de igrejas pequenas e algumas que lembram mais megaempresas do que uma igreja. 

Também existem Gaios e Demétrios que resistem ao sistema de regência dos grandes e pequenos Diótrefes. Lembrando que é preferível ser um Gaio e Demétrio com os humildes (PV 16:8,16,19). Do que um Dióstrefes nos banquetes com soberbos (PV 16:28). Do que adianta ganhar o mundo e perder a Alma (MT 16:26). Onde querem passar a eternidade, onde estão guardando seus tesouros?(MT 6:19 ao 21).

Que possamos buscar refletir sobre os testemunhos de vidas que estamos dando neste tempo que se chama hoje. Não buscando a primazia, ou ser reconhecido entre os demais, mas sim, viver norteando nossas ações e nos direcionando conforme os ensinos de Jesus Cristo. Servindo e não querendo ser servido, quebrando nossos orgulhos, deletando os sentimentos e ações que não agradam a Deus, vislumbrando nossos tesouros no céu e não na terra. Que possamos ser vistos por Deus como Gaios e Demétrios.



Glórias a Deus Aleluia!

Que a Graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus,
ilumine e nos fortaleça no Caminho do Senhor.

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida.
Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo.(JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )