Daniel 5
1 O rei Belsazar deu um grande banquete a mil dos seus grandes e bebeu vinho na presença dos mil.
2 Havendo Belsazar provado o vinho, mandou trazer os utensílios de ouro e de prata que Nabucodonosor, seu pai, tinha tirado do templo que estava em Jerusalém, para que bebessem neles o rei, os seus grandes e as suas mulheres e concubinas.
3 Então, trouxeram os utensílios de ouro, que foram tirados do templo da Casa de Deus, que estava em Jerusalém, e beberam neles o rei, os seus grandes, as suas mulheres e concubinas.
4 Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra.
5 Na mesma hora, apareceram uns dedos de mão de homem e escreviam, defronte do castiçal, na estucada parede do palácio real; e o rei via a parte da mão que estava escrevendo.
6 Então, se mudou o semblante do rei, e os seus pensamentos o turbaram; as juntas dos seus lombos se relaxaram, e os seus joelhos bateram um no outro.
7 E ordenou o rei, com força, que se introduzissem os astrólogos, os caldeus e os adivinhadores; e falou o rei e disse aos sábios de Babilônia: Qualquer que ler esta escritura e me declarar a sua interpretação será vestido de púrpura, e trará uma cadeia de ouro ao pescoço, e será, no reino, o terceiro dominador.
8 Então, entraram todos os sábios do rei; mas não puderam ler a escritura, nem fazer saber ao rei a sua interpretação.
9 Então, o rei Belsazar perturbou-se muito, e mudou-se nele o seu semblante; e os seus grandes estavam sobressaltados.
10 A rainha, por causa das palavras do rei e dos seus grandes, entrou na casa do banquete; e falou a rainha e disse: Ó rei, vive eternamente! Não te turbem os teus pensamentos, nem se mude o teu semblante.
11 Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; e nos dias de teu pai se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; e teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos astrólogos, dos caldeus e dos adivinhadores.
12 Porquanto se achou neste Daniel um espírito excelente, e ciência, e entendimento, interpretando sonhos, e explicando enigmas, e solvendo dúvidas, ao qual o rei pôs o nome de Beltessazar; chame-se, pois, agora Daniel, e ele dará interpretação.
13 Então, Daniel foi introduzido à presença do rei. Falou o rei e disse a Daniel: És tu aquele Daniel, dos cativos de Judá, que o rei, meu pai, trouxe de Judá?
14 Tenho ouvido dizer a teu respeito que o espírito dos deuses está em ti e que a luz, e o entendimento, e a excelente sabedoria se acham em ti.
15 Acabam de ser introduzidos à minha presença os sábios e os astrólogos, para lerem esta escritura, e me fazerem saber a sua interpretação; mas não puderam dar a interpretação destas palavras.
16 Eu, porém, tenho ouvido dizer de ti que podes dar interpretações e solver dúvidas; agora, se puderes ler esta escritura e fazer-me saber a sua interpretação, serás vestido de púrpura, e terás cadeia de ouro ao pescoço, e no reino serás o terceiro dominador.
17 Então, respondeu Daniel e disse na presença do rei: As tuas dádivas fiquem contigo, e dá os teus presentes a outro; todavia, lerei ao rei a escritura e lhe farei saber a interpretação.
18 Ó rei! Deus, o Altíssimo, deu a Nabucodonosor, teu pai, o reino, e a grandeza, e a glória, e a magnificência.
19 E, por causa da grandeza que lhe deu, todos os povos, nações e línguas tremiam e temiam diante dele; a quem queria matava e a quem queria dava a vida; e a quem queria engrandecia e a quem queria abatia.
20 Mas, quando o seu coração se exalçou e o seu espírito se endureceu em soberba, foi derribado do seu trono real, e passou dele a sua glória.
21 E foi tirado dentre os filhos dos homens, e o seu coração foi feito semelhante ao dos animais, e a sua morada foi com os jumentos monteses; fizeram-no comer erva como os bois, e pelo orvalho do céu foi molhado o seu corpo, até que conheceu que Deus, o Altíssimo, tem domínio sobre os reinos dos homens e a quem quer constitui sobre eles.
22 E tu, seu filho Belsazar, não humilhaste o teu coração, ainda que soubeste de tudo isso.
23 E te levantaste contra o Senhor do céu, pois foram trazidos os utensílios da casa dele perante ti, e tu, os teus grandes, as tuas mulheres e as tuas concubinas bebestes vinho neles; além disso, deste louvores aos deuses de prata, de ouro, de cobre, de ferro, de madeira e de pedra, que não veem, não ouvem, nem sabem; mas a Deus, em cuja mão está a tua vida e todos os teus caminhos, a ele não glorificaste.
24 Então, dele foi enviada aquela parte da mão, e escreveu-se esta escritura.
25 Esta, pois, é a escritura que se escreveu: Mene, Mene, Tequel e Parsim.
26 Esta é a interpretação daquilo: Mene: Contou Deus o teu reino e o acabou.
27 Tequel: Pesado foste na balança e foste achado em falta.
28 Peres: Dividido foi o teu reino e deu-se aos medos e aos persas.
29 Então, mandou Belsazar que vestissem Daniel de púrpura, e que lhe pusessem uma cadeia de ouro ao pescoço, e proclamassem a respeito dele que havia de ser o terceiro dominador do reino.
30 Naquela mesma noite, foi morto Belsazar, rei dos caldeus.
31 E Dario, o medo, ocupou o reino, na idade de sessenta e dois anos.
A paz do Senhor irmãos!
A palavra do Senhor descreve o seu agir, a sua verdade e os direcionamentos.
Um rei da linhagem de Nabucodonosor, aquele aquem Deus entregou todos os reinos conhecidos e também lhe fez viver como um animal do campo por 7 anos. Estava dando uma festa, um grande banquete, para mil pessoas, não entre a multidão, mas entre os seus grandes... provavalmente governadores de provincías, nobres e os grandes detores de fortunas. Mas seu coração não entendeu o que Deus tinha feito, os seus sinais, o seu poder e e suas ações.
Não rendera honra a Deus, aquele mesmo, que não deixou seus servos serem queimados na fornalha, que fez que o sonho do rei Nabucodonosor fosse revelado e interpretado, pois, ele se negava a contar o sonho, mas queria a revelação e interpretação.
Também!
Muitos de nós em nossas comemorações e ações, também deixamos de dar honras a Deus. Nas festas, confraternizações, as musicas tem letras de todas as formas, mas a maioria não honra a Deus. Nossas ações são mais para agradar a criatura do que para o Criador.
Deus fez tanto sinais naquele reino que inegalvemente, ninguém poderia dizer que não conhecia o único Deus verdadeiro, mas, mesmo assim, não teve o reconhecimento merecido. Será que faltavam sinais ? Acredito que para aquele rei sim, e o sinal veio, de forma sobrenatural e nunca vista antes, não há relato semelhante, e veio anunciando a queda do reino e como consequência a sua morte.
A realidade quando se depara com o agir de Deus é o econtro real com da nossa situação de criatura diante do Criador... o corpo não se sustenta, os pensamentos não sabem para onde vão, e tudo aquilo que lançamos mãos que não seja vindo de Deus, não adintar de nada. Nem todo o poder e presentes, e nem todos os sábios do maior reino conhecido, nem de todos as nações poderia trazer luz as palavras de Deus, há não ser que Ele mesmo desse a interpretação, e assim Ele o fez através de Daniel.
Os sinais de Deus!
Deus tem feito sinais em nossas vidas. Enviou seu Filho para nos salvar; nos dá livramente de morte; assaltos; abre as portas onde tudo está fechado; nos coloca em lugares onde nunca poderia passar em nossa mente estar; se acordou para um novo dia, já um sinal de Deus; etc, etc e etc. Deus é Deus de maravilihas.
E também inegavelmente não podemos dizer que não conhecemos o único Deus que existe..
Que possamos em nossos corações, ações e atitudes, reconhecer e honrar a Deus sempre... em todo o tempo, de todas as formas e em todos os ritimos.....e não tentar a Deus com sinais, pois, esse sinal pode vir de forma que não esperamos!
Glórias a Deus aleluias!
Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos que o SENHOR tem para essa pessoa, que é tão importante pra ti!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )