Daniel 1
1 No ano terceiro do reinado de Jeoiaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém, e a sitiou.
2 E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoiaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.
3 E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real e dos príncipes,
4 Jovens em quem não houvesse defeito algum, de boa aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e doutos em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para assistirem no palácio do rei, e que lhes ensinassem as letras e a língua dos caldeus.
5 E o rei lhes determinou a porção diária, das iguarias do rei, e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, para que no fim destes pudessem estar diante do rei.
6 E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias;
7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias o de Sadraque, e a Misael o de Mesaque, e a Azarias o de Abednego.
8 E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.
9 Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei.
11 Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos deem legumes a comer, e água a beber.
13 Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos.
14 E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei.
16 Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes.
A paz do Senhor irmãos!
Deus tem me tocado para escrever sobre o livro de Daniel, não sei qual o motivo, mas o que importa é obedecer!
O evento escrito acima, o exílio da nação de Israel na Babilônia, foi uma profecia da parte de Deus usando Isaías (740-680) a.C. E que foi cumprida no ano 605 a.C. E cita o rei Ciro, como o seu ungido, pois, Deus eleva e abate quem Ele quer. Muitos estudiosos tem por data:150 anos antes do evento do exílio.
Obs.: Deus usa quem Ele quer para a obra, assim foi com Abraão, Raabe, Rute, Nabucodonosor, Ciro, etc, etc, e etc, e assim poderá ser comigo e com você que está lendo esta mensagem. Não importa as circunstâncias de nossas vidas, o que importa é a vontade de Deus! Não se esqueçam disto.
Isaías 45
1 Assim diz o Senhor ao seu ungido, a Ciro, a quem tomo pela mão direita, para abater as nações diante de sua face, e descingir os lombos dos reis, para abrir diante dele as portas, e as portas não se fecharão.
2 Eu irei adiante de ti, e endireitarei os caminhos tortuosos; quebrarei as portas de bronze, e despedaçarei os ferrolhos de ferro.
3 Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.
4 Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses.
5 Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que tu não me conheças;
6 Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
Chegando no exílio, cumprindo o propósito de Deus e nada mais, alguns jovens de linhagem real estavam sendo preparados para estar na presença do rei, dentre eles: Daniel, Hananias, Misael e Azariasm, os quais foram postos a prova desde o inicio. Quer poderiam abrir uma concessão, de sua fé e preceitos em seus corações, convicções, visto ser uma ordem do rei (vers. 5), MAS aqueles jovens, foram escolhidos por Deus antes do rei.
Seus joelhos foram testados primeiro não foi na frente da estátua de ouro (DN 3:18), mas foi ali de início já com a alimentação, não se dobraram, e foram horandos por Deus. Seus aspectos físicos depois de 10 dias foram melhores do que em todos os outros jovens que se deleitaram e deliciaram no banquete do rei. (vers. 15). Além da parte física, Deus honrou além do que eles esperavam!
Daniel 1
17 Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.
18 E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
19 E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei.
20 E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino.
21 E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro.
Deus honra aqueles que o teme, honra aqueles que guardam em seus corações e atitudes seus preceitos, que não abre concessões, ou relativiza tudo para agradar as pessoas, mesmo que isso custe a própria vida.
Aos seus servos, aqueles que ficaram firmes nos seus preceitos e determinações, Deus abençoou com conhecimento e inteligência de maneira que superou todos os magos e astrólogos de todo aquele reino, dez vezes mais (vers. 20)... Imagina o constrangimento de todos os "sábios" do reino, inexplicavelmente, presenciando algo nunca visto antes, a sabedoria que vinha de Deus.
Os registros das Escrituras nos mostram que aqueles servos passaram por situações de prova, colocando suas vidas as portas da morte, para qualquer pessoa. Quando os servos do SENHOR vestem os seus preceitos e suas determinações, uma fornalha aquecida sete vezes pela fúria do rei, ou uma cova de leões famintos, vão servir apenas para honra e glória de Deus e nada mais...
Imaginem o semblante do rei, depois de estar enfurecido, por tamanha ousadia por não terem lhe obedecido na presença de todos, e mandado jogar 3 pessoas na fornalha e depois vendo 4 pessoas andando na maior tranquilidade em meio ao fogo... sendo que a quarta pessoa tinha aspecto ao filho de Deus. Pelos registros bíblicos, o rei reconhecendo o poder do Deus de Hananias, Misael e Azarias, mandou fazer um decreto, pelo qual ninguém do seu reino poderia blasfemar de Deus, porquanto não há outro Deus que possa livrar como este. (DN 3:18-29).
O que Deus quer de nossas vidas?
Talvez o lugar onde estejamos agora, não seja o lugar que sempre sonhamos, assim como aquelas pessoas que foram para o exílio, mas, Deus sempre tem um propósito para nossas vidas, estejamos onde quer que for. Deus vai nos honrar na presença de todos, ou, vai permitir que passamos por humilhações, não foi assim com o Filho Dele, nosso Senhor Jesus Cristo? Mas para tudo tem um propósito.
Não importa o que estejamos ou o que vamos passar, o que importa é estarmos firmes na presença de Deus. Paulo se lançou profundamente na missão de servir, levando a palavra, pregando, escrevendo as cartas. Passou por tantas tribulações (2CO 11:22-33). E nos registros de Efésios 6:20, ele afirma, que estando preso, aproveitava da liberdade das cadeias para poder escrever como se deveria, ou seja, com "paz". Pois quando solto era perseguido e atribulado, e estando preso soube aproveitar daquele precioso tempo para servir a Deus.
O que Deus quer de nossas vidas?
Deus quer obediência e posicionamento nos seus preceitos, sem abrirmos concessões, ou relativizar situações que não agradam a Deus...Deus quer que nossos joelhos não se dobrem as ofertas do mundo!
Glórias a Deus aleluias!
Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos que o SENHOR tem para essa pessoa, que é tão importante pra ti!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )