Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

sábado, 6 de setembro de 2025

(1RS 13:1-30). Ouvir e Obedecer!

1 Reis 13:1-30

 1 E eis que, por ordem do Senhor, um homem de Deus veio de Judá a Betel; e Jeroboão estava junto ao altar, para queimar incenso.

2 E clamou contra o altar com a palavra do Senhor e disse: Altar, altar! Assim diz o Senhor: Eis que um filho nascerá à casa de Davi, cujo nome será Josias, o qual sacrificará sobre ti os sacerdotes dos altos que queimam sobre ti incenso, e ossos de homens se queimarão sobre ti.

3 E deu, naquele mesmo dia, um sinal, dizendo: Este é o sinal de que o Senhor falou: Eis que o altar se fenderá, e a cinza que nele está se derramará.

4 Sucedeu, pois, que, ouvindo o rei a palavra do homem de Deus que clamara contra o altar de Betel, Jeroboão estendeu a mão de sobre o altar, dizendo: Pegai nele. Mas a mão que estendera contra ele se secou, e não a podia tornar a trazer a si.

5 E o altar se fendeu, e a cinza se derramou do altar, segundo o sinal que o homem de Deus apontara pela palavra do Senhor.

6 Então, respondeu o rei e disse ao homem de Deus: Ora à face do Senhor, teu Deus, e roga por mim, para que a minha mão se me restitua. Então, o homem de Deus orou à face do Senhor, e a mão do rei se restituiu e ficou como dantes.

7 E o rei disse ao homem de Deus: Vem comigo à minha casa e conforta-te; e dar-te-ei um presente.

8 Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar.

9 Porque assim me ordenou o Senhor pela sua palavra, dizendo: Não comerás pão, nem beberás água e não voltarás pelo caminho por onde foste.

10 E foi-se por outro caminho e não voltou pelo caminho por onde viera a Betel.

...

11 E morava em Betel um profeta velho; e vieram seus filhos e contaram-lhe tudo o que o homem de Deus fizera aquele dia em Betel e as palavras que dissera ao rei.

12 E disse-lhes seu pai: Por que caminho se foi? E viram seus filhos o caminho por onde fora o homem de Deus que viera de Judá.

13 Então, disse a seus filhos: Albardai-me um jumento. E albardaram-lhe o jumento, e o montou.

14 E foi-se após o homem de Deus, e o achou assentado debaixo de um carvalho, e disse-lhe: És tu o homem de Deus que veio de Judá? E ele disse: Eu sou.

15 Então, lhe disse: Vem comigo à minha casa e come pão.

16 Porém ele disse: Não posso voltar contigo, nem entrarei contigo; nem tampouco comerei pão, nem beberei contigo água neste lugar.

17 Porque me foi mandado pela palavra do Senhor: Ali, nem comerás pão, nem beberás água, nem tornarás a ir pelo caminho por que foste.

18 E ele lhe disse: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou pela palavra do Senhor, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (porém mentiu-lhe).

19 E voltou ele, e comeu pão em sua casa, e bebeu água.

...

20 E sucedeu que, estando eles à mesa, a palavra do Senhor veio ao profeta que o tinha feito voltar.

21 E clamou ao homem de Deus que viera de Judá, dizendo: Assim diz o Senhor: Visto que foste rebelde à boca do Senhor e não guardaste o mandamento que o Senhor, teu Deus, te mandara;

22 antes, voltaste, e comeste pão, e bebeste água no lugar de que te dissera: Não comerás pão, nem beberás água, o teu cadáver não entrará no sepulcro de teus pais.

23 E sucedeu que, depois que comeu pão e depois que bebeu água, albardou ele o jumento para o profeta que fizera voltar.

24 Foi-se, pois, e um leão o encontrou no caminho e o matou; e o seu cadáver estava lançado no caminho, e o jumento estava parado junto a ele, e o leão estava junto ao cadáver.

...

25 E eis que os homens passaram, e viram o corpo lançado no caminho, como também o leão que estava junto ao corpo, e vieram, e o disseram na cidade onde o profeta velho habitava.

26 E, ouvindo-o o profeta que o fizera voltar do caminho, disse: É o homem de Deus que foi rebelde à boca do Senhor; por isso, o Senhor o entregou ao leão, que o despedaçou e matou, segundo a palavra que o Senhor lhe tinha dito.

27 Então, disse a seus filhos: Albardai-me o jumento. Eles o albardaram.

28 Então, foi e achou o seu cadáver lançado no caminho, e o jumento, e o leão, que estavam parados junto ao cadáver; o leão não tinha devorado o corpo, nem tinha despedaçado o jumento.

29 Então, o profeta levantou o cadáver do homem de Deus, e pô-lo em cima do jumento, e o tornou a levar; assim veio o profeta velho à cidade, para o chorar e enterrar.

30 E colocou o seu cadáver no seu próprio sepulcro; e prantearam-no, dizendo: Ah! Irmão meu 


A paz do Senhor irmãos!

A palavra do Senhor nos dierciona, nos guarda e nos fortalece no caminho verdadeiro, para que não caiamos nas astutuas ciladas do inimigo!

Uma passagem muito conhecida e estudada, e que podemos reter conhecimentos para fortalecer o nosso caminhar com Deus!

Analisando algumas situações:

- Quando Deus direciona uma palavra Ele não muda, suas palavras se cumprem! (EZ 12:28, MT 24:35).

- Quando você recebe um direcionamento de Deus, o inimigo vai tentar dissuadir sua mente e suas ações, para te tentar, e buscar desviar dos propósitos de Deus. ( MT 4:1-11). Perdemos até bençãos, inclusiver aquelas que pedimos por décadas, quando não vigiamos e não somos disciplinados no direcionamento de Deus.

- Muitas são as pessoas, que buscam balisar suas ações erradas, seus "egos", suas próprias vontades, distorcendo até o que está na palavra de Deus. (GL 1:6-8).


O homem de Deus recebeu ordem e foi a Betel entregar a mensagem de Deus, e os sinais se cumpriram, o altar fendeu a cinza derramou, e quando o rei tentou impedir ou, o agredir, sua mão secou-se. E pela suplica do rei , orou e a mão voltou ao normal. 

Aquele servo do Senhor estava sobre sua proteção e nada iria poder impedir ou tentar sobre sua vida. 

Depois o ocorrido o rei tentou agradar ao homem de Deus, oferecendo comida, descanso e presentes, o que NÃO foi aceito. Interessante é que o rei ao saber de que pela boca de Deus o homem não poderia beber ou comer naquele lugar, não há registro biblico que o rei tenha insistido. Entretanto não foi o que ocorreu quando o profeta da região foi de encontro ao homem de Deus, mesmo sabendo de a ordem era para não comer e beber naquele lugar, insistiu, e ainda usou de mentira para dissuadir das ordem de Deus!

Ouvir e Obedecer!

Temos de estar atentos, independente de quem esteja falando, de fora ou de dentro de igrejas, o importante é entender se o que está sendo dito está balizado com o que Deus ordena! 

Hoje em dia vemos muitos escandalos dentro das igrejas, situações que muitas vezes não se encontram nem fora das igrejas, e isso, nunca vem de Deus. Mas são as pessoas que nunca tiveram um novo nascimento, apenas estão vivendo uma mentira, e o pior levando outras juntas (MT 23:13), tentando justificar seus erros distorcendo os ensinos de Cristo. 

Que possamos buscar ouvir e obedecer o que Deus tem nos direcionado.

Que possamos estarmos atentos as astutas ciladas do inimigo, utilizando pessoas para tentar nos desviar do caminho e dos direcionamentos  que Deus determina. Até mesmo pastores, profetas etc, assim como foi o profeta do texto em estudo, mesmo sabendo que da parte de Deus, não era para aquele servo voltar e comer e beber, usou de mentira pra alcançar a sua própria vontade. Misericórdia.

Que possamos confiar no Senhor, por mais que o deserto esteja dificil e angustiante. É melhor o calor do deserto, mas perto dos propósitos de Deus,  do que as regalias com outras pessoas (reis, governadores ou não), mas longe dos propósitos de Deus. 

Fiquemos atentos pois os manjares deste mundo são tentadores, mas, no fim é só pranto e ranger de dentes! (MT 13:42).


Glórias a Deus aleluias!

Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!

Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos que o SENHOR tem para essa pessoa, que é tão importante pra ti!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )