Quem sou eu

Minha foto
" 4 - Bem aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar ati, para que habite em teus atrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo. 5 - Com coisas tremendas em justiça nos responderás, ó Deus da nossa salvação; tu és a esperança de todas as extremidades da terra e daqueles que estão longe sobre o mar; " SALMO 65 (4;5)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

APOCALIPSE - VII PARTE

A paz do Senhor Irmãos!

Continuado a jornada,,…


PARTE VII - A GRANDE MERETRIZ.

Ap 11 - 15 E o sétimo anjo tocou a sua trombeta, e houve no céu grandes vozes, que diziam: Os reinos do mundo vieram a ser de nosso SENHOR e do seu Cristo, e ele reinará para todo o sempre.

Entre os capítulos 11 e 15, inicia a descrição individual dos castigos das sete taças, neste contexto alguns eventos são apresentados pontualmente, porém já comentados no início da jornada, dentre os quais: as duas testemunhas que farão oposição ao reino do anticristo, o “surgimento” do falso profeta e do anticristo, e sua consolidação como líder mundial; também sobre os “Cento e quarenta e quatro mil” comprados da terra para o Senhor.


CAPÍTULO 17
1 E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
2 Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

3 E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

4 E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

5 E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

6 E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

7 E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

8 A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

9 Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

10 E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

11 E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.

12 E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

14 Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

15 E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

16 E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

17 Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.

18 E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.



O livro de Apocalipse faz uso de várias simbologias e de figuras de palavras para expressar sua mensagem, e como sabemos, as Escrituras esclarecem a própria Escritura.


A explicação para simbologia do versículo 1 estão nos versículos 15 e 18 – “Águas” são povos de todas as nações, e línguas, onde se senta a prostituta e a “ Prostituta” é grande cidade que reina sobre os reis da terra. Esta afirmação da própria Escritura não nos deixa dúvidas que esta cidade exercerá grande domínio sobre toda a terra, sua influência terá grande abrangência e será aceita por grande parte dos habitantes do mundo.
 

Mas o que se exercerá neste domínio? Pois já sabemos que não é prostituição física, mas sim espiritual.

No versículo 2 – Nos diz que os que habitam na terra se embebedaram com vinho da sua prostituição – Apenas conjetcurando - O controle sobre uma grande Cidade, como sabemos que esta cidade exercerá domínio sobre várias nações e línguas e povos, deve ser a sede do governo do anticristo, centro do “Governo Mundial”, por tanto nesta cidade estará o anticristo, exercendo sua influência maligna, fazendo com que os habitantes da terra se prostituam espiritualmente .


O falso profeta – Apocalipse 13 – 11 a 13 Uma besta some da terra, parecia cordeiro mas falava como dragão. Faz com que a terra adore a primeira besta(anticristo), fará grande sinais, até fogo do céu fará descer! Uma religião será criada, por este falso profeta, ou implantará  teologia sobre teologia, com aspecto irrepreensível, com aparecia e ações dignas de um caráter irrefutável, propagador da paz, inofensivo como um(cordeiro), e fará com que todos vejam o anticristo como um deus, fará sinais que se fosse permitido enganaria até os escolhidos, (MT 24-24). E assim embriagados pela prostituição da falsa religião serão enganados. Pois não crerão mais nas Escrituras, não crerão nas profecias antecipando todos estes acontecimentos, mas suas mentes estarão cauterizadas (1º TM 4-1,2).


Mas onde será a sede da falsa religião? e a sede do Governo do anticristo, governo mundial?

Não acredito ser o mais importante a responder, pois certo e verdadeiro é que será criado esta falsa religião e este falso governo, por tanto, e só aguardar e veremos sua edificação.

O mais importante é estarmos atentos para estas situações e podermos identificar os acontecimentos com a Revelação das Escrituras e assim ficarmos firmes e alertando de alguma forma as pessoas sobre as artimanhas que estão e estarão sutilmente sendo implantadas, que a luz do mundo e na concepção das pessoas serão as tendências naturais e lógicas para o futuro da humanidade. Como sempre tenho dito o sistema do anticristo não terá aspecto demoníaco.

Fico estarrecido e sem palavras para as coisas que os homens são capazes de executar, para chegar ao poder ou á possibilidade de tê-lo, não tendo e nem querendo ter consciência se estão ou não operando a serviço e domínio do mal. Misericórdia.


Vers. 6 - Fala dos mártires de todos os tempos, assassinados pelo regime do mal que opera na terra. Mas não temeis quem mata apenas o corpo, temei aquele que mata o corpo físico e depois lança no inferno (LC 12 – 4,5).


Irmãos não devemos colocar o temor pela vida acima do temor de Deus, os fatos e a verdade é que Cristo é no nosso salvador e que esteve nesta terra em carne e sangue e nos salvou com sua vida, isto tem de prevalecer sobre qualquer ataque, pois, seremos perseguidos e mortos se estivermos firmes no Senhor, se não adorarmos este falso deus que será implantado na terra.


Vers. 7 – Fala sobre uma mulher (Cidade vers. 15 a 18), e da besta que a traz – Fica claro quem promoverá o sucesso e o poder desta cidade, este versículo também descreve 7 cabeças e 10 chifres – A palavra nos diz no vers. 9 que as cabeças são 7 montes sobre os quais a cidade está edificada.



Muitas teorias, explicações e especulações são lançadas para este versículo e povoam a mente dos estudiosos, e assim, existem várias vertentes:

- Muitos afirmam ser a cidade de Roma a prostituta do vers. 1º pois se assenta sobre 7 colinas, e apontam sendo de onde sairá o falso profeta.

- Outros afirmam serem referencias de poderes, reis e impérios que existiram em várias épocas, e que tudo já foi executado.

- Outra vertente é que tudo não passa de simbologia, para expressar e trazer a tona fatos da época em que o livro de Apocalipse foi escrito.

- E ainda tem os que preferem que ninguém leia as Escrituras. Para que Ler? Para que Estudar e Entender este livro tão complicado? Não perca seu tempo com isto, viva a vida apenas. “Fique na ignorância”.


Vers. 8 – A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.


A palavra nos diz que foi permitido a besta ser a propulsora da grande cidade, conduzi-la no caminho do engano, mover todos os pormenores para que estivesse nesta posição, também relata que esta besta - Foi e não existe, mas vai subir do Abismo, e irá a perdição ( na Revista e Atualizada esta palavra é está traduzido como destruição).


Besta – Demônio – estará agindo de forma espiritual, mas chegará o tempo que será permitido agir fisicamente na terra, provavelmente tomando posse do corpo de algum dos seus seguidores, que não são poucos, não se enganem, é só digitar na net e verá o grande número de seguidores da seita satânica que existem pelo mundo, até no Brasil. Estes seus seguidores na atualidade vão em programas de TV nos EUA e se declaram abertamente, muitos são empresários de sucesso, pois onde anda a cobiça do dinheiro e poder. Também vão se surpreender com a quantidade de produtos de marca mundial, que são produzidos por suas industrias.

As vertentes para esta afirmação – Uma das afirmações é que o anticristo, o líder mundial, será morto mas ressuscitará e o falso profeta o apresentará como cristo, e a humanidade se maravilhará e admirará a besta, pois, presenciará este fato, mas a Escritura faz uma ressalva, se maravilharão aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo.

Observação: Este capítulo descreve circunstâncias em que praticamente todos estudiosos das Escrituras concordam, de ser determinadamente o meio da tribulação ou muito próximo disso. Mas aqui há também pontos onde muitos discordam - Quem são estes que apesar de compor o Grupo dos Escolhidos de Deus desde a fundação do mundo ainda permanecem na terra durante a tribulação, porque não foram arrebatados?

- Um vertente afirma que são os que apesar de escolhidos se desviaram e tem de provar sua fé com a própria vida, isto é, preferir morrer do que negar Jesus Cristo e adorar a besta como se fosse deus, aceitando seu sistema de controle e governo.

- Outra vertente entendende que não haverá arrebatamento, então, que estes serão todos os que estiverem vivos neste tempo.
 

Vers. 9 – Aqui há sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

10 – E são também sete reis: cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

11 – E a besta, que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.



Algumas das interpretações sobre estes versículos são:

- Alguns estudiosos entendem que os sete montes e reis são os 6 grandes Impérios: Egito, Assíria, Babilônia, Médio-Persa, Grécia, Roma, E que o sétimo será o Império do anti-cristo. Partindo do ponto em que João escreveu estes Livros o Império vigente era o de Roma. E que o 7º- Monte, rei, Império – seria o do anti-cristo.

- Outras interpretações entendem que os reis estão vinculados a lideres religiosos, que se desviaram, levando junto a igreja para longe do Senhor.

- Também os que interpretam sendo lideres políticos e militares que aterrorizaram o mundo em diversas épocas.

 
Observação: Se voltarmos ao cap. 1 vers. 19 – Veremos que foi revelado a João que os acontecimentos em referentes a situações: “ que tens Visto” isto é passado. “ as que são” isto é presente. “ e as que depois destas hão de acontecer” isto é futuro.

 
Por tanto este versículo da Escritura refuta as interpretações que afirmam que o livro de Apocalipse é apenas referente ao passado e que tudo já se cumpriu, e que suas simbologias se perdem no tempo. Se tudo já tivesse se cumprido, onde está o novo céu e nova terra – prometida por Deus – Será que Deus não cumpre sua Palavra?


Números 11.

23 Porém, o SENHOR disse a Moisés: Teria sido encurtada a mão do SENHOR? Agora verás se a minha palavra se há de cumprir ou não.

Isaías 46.

9 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.

10 Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.


Quem poderá ir contra a vontade de Deus? Quem poderá limitar Deus – vejo tantas pessoas, não estudiosas, mas, também estudiosas da Palavra, Pastores, Pregadores, seminaristas, irmãos que tem uma expressão religiosa declarada, limitando o Criador. Misericórdia. Quem somos nós, pó, como podemos querer limitar o Criador.



Vers. 12 - E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.
13 Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

A nova terra e o novo céu – onde estão?

E os dez reis que receberão poder juntamente com a besta? serão a base do governo do anti-cristo?



Perguntas que embasam a interpretação de que eventos ainda estão por vir e não morreram no passado, e que estes “reinos” vêm se formando, e tem imagens destacadas no contexto mundial, e porque não? Grandes blocos econômicos mundiais, ou lideres que representam os 10 países mais poderosos do mundo, que tomam as principais ações de abrangência mundial. Pela palavra, o mal, a besta que se revelará no governo do anti-cristo receberá apoio destas 10 forças mundiais.



O mal não se mostrou ainda nesta terra da forma que está revelada nas Escrituras. O seu número não é apenas algo que ficou no passado, como já vi textos de lideres religiosos afirmando isto para seus seguidores, não se deixem enganar, o que foi determinando por Deus vai se cumprir conforme a vontade de Deus (IS 46-10), pois é soberana, não importa o que eu diga ou o que outro fale, não somos detentores da verdade, mas sim Deus, como foi descrito na sua Palavra, sabe por quê? Para que o homem não diga, “eu não sabia”. Por tanto, Ore, estude peça ao Senhor discernimento e entendimento de sua Palavra. Não se conforme apenas com o que ouve ou que lê de outras pessoas.



Vers.14. Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.



- Algumas interpretações afirmam que esta batalha será executada no vale de Megido, onde, o Senhor destruirá os exércitos da coalizão do anti-cristo. O Senhor permitirá que eles se reúnam para que sejam aniqulidados.


- Outra Interpretação afirma que não haverá batalha, mesmo sendo descrita como batalha, mas sim acabará com os exércitos do mal, num piscar de olhos, quando o Senhor voltar, apenas com sua presença celeste os seus inimigos serão derrotados.



Haverá batalha ou não?

Duas questões que se tem de dar importância são:

1º É que Jesus Cristo venceu para eternidade, Jesus Cristo virá como vencedor, e destruirá seus adversários.

2º De qual lado você quer estar? Escolha um lado, se posicione, e que este lado seja o lado de quem te Ama, e este lado é Jesus Cristo. Não seja frio e muito menos morno na presença de Deus, se envolva na obra de Deus de alguma forma. Não se conforme da forma com que o mundo está seguindo, não somos obrigados e nem devemos andar como o mundo anda, temos e podemos viver diferente, busque viver conforme os direcionamentos de Deus.



Vers. 17 Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.


Tudo está sobre o controle de Deus e sua Palavra será cumprida.

 
Glórias a Deus, Aleluias.!

 


Continua...

BIBLIOGRAFIA:

Bíblia de Estudo MARCATUR – Tradução de Almeida Revista e Atualizada.

Bíblia Sagrada – Tradução Revista e Corrigida – João Ferreira de Almeida. SBB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )