A escalada da montanha da Temperança requer muito auto-controle, uma virtude que remete a disciplina, sem extremismo e sem passar por cima de outras pessoas.
Assim como todas os outros Frutos do Espírito, também podemos observar esta manifestação de algumas formas:
1. Externamente de forma natural - Em todas as pessoas poderemos observar esta manifestação. Não necessariamente está sendo expresso uma virtude vinda do Espírito Santo. As vezes por "instinto", isto é, agindo de forma natural, as pessoas fazem uso do auto-controle, cautela, esperando a hora certa de manifestar o que há dentro do coração.
2. Externamente, mas, Pela ordem de Deus - Num dado momento Deus pode usar qualquer pessoa da forma que desejar, para efetuar a sua obra, mas, não necessariamente esta pessoa continuará seguindo os preceitos do Senhor. Assim foi com Balaão, foi convocado a amaldiçoar o povo de Deus, mas, Ele, DEUS, ordenou bençãos que foram cumpridas. Após, este episódio Balaão juntou-se a Balaque para fazer cair o povo de Israel. Foi usado por Deus, viu o poder e a vontade de Deus, mas, mesmo assim, preferiu seguir os intentos naturais de seu coração, não se converteu a Deus.
3. Internamente - Neste quesito, quando se tem um encontro com Deus, há um choque em nossas vidas, em nossas ações e atitudes. Passamos a conhecer a forma com que Deus age, e quer cada dia mais buscar deste novo relacionamento. Os Frutos do Espírito aos poucos vão sendo expressos em nossas vidas, pois, há um processo de esvaziamento dos preceitos legalistas do mundo, e um preenchimento com preceitos de Deus em nossas vidas. Assim Deus age em nossas vidas, pela obra de Cristo, através do Espírito Santo.
Todos os dias, Deus, bate as nossas portas (AP 3:20), será que estamos abrindo as portas de nossos corações para os preceitos de Deus?
Belas mensagens, belo blog!
ResponderExcluir