GÁLATAS 5
22 Mas o fruto do Espírito é: Caridade, Gozo, Paz, Longanimidade, Benignidade, Bondade, Fé, Mansidão, Temperança.
"O fruto do Espírito é algo incomum e extraordinário. Para exemplificar, é a diferença entre um amor comum e um amor que é incomum, entre o amor ordinário e o amor extraordinário, entre o amor natural e o amor sobrenatural." R.C Sproul.
A paz do Senhor irmãos!
Na passagem de Gálatas temos a lista dos frutos do Espírito. Vamos tentar entender e identificar a diferença entre uma virtude natural e os frutos do Espírito e como estas virtudes "não naturais" fluem na vida dos servos do Senhor.
Nesta parte do estudo vamos "navegar" pelo Amor.(caridade)
AMOR (CARIDADE)
obs.: No texto Grego do Novo Testamento, encontramos a palavra (ἀγάπη) agápē de Ágape que significa “Amor” - Na tradução latina foi usada a palavra Caritas (caridade) para traduzir (ἀγάπη). Por isso observamos que dependendo da versão e tradução bíblica, vamos encontrar tanto Caridade quanto Amor.
O Amor fruto do Espírito está acima de um afeto comum e natural ao ser humano. Uma mãe pode amar um filho de forma natural, dentre outros vários exemplos, porém, o amor, nascido do Espírito Santo, eleva-se bem acima da virtude comum dos afetos naturais. Podemos conceber amar e ajudar quem nos ama e nos ajuda, mas, diferente é amar os inimigos e ajudar quem não nos ajuda é algo bem difícil de viver e até explicar, mas, este é o amor fruto do Espírito.(MT 5:43-46).
"O amor natural é como o ouro misturado a bastante refugo." R.C Sproul.
O amor natural, assim como também as virtudes naturais, traz na sua composição interesses inerentes aos sentimentos caídos da humanidade: Egoísmo, inveja, rudeza, incoerência. Também, o amor, não pode ser interpretado pelo afastamento de várias práticas que são vinculadas ao pecado: Dança, bebidas, cinema, maquilagem, etc. Até onde acreditamos foi a inveja, o orgulho, a idolatria, cobiça, corrupção de uma forma geral do ser humano, etc. Que requereu a necessidade da cruz de Cristo, e não a bebida alcoólatra. A bebida em si, não pratica o pecado, o excesso desregrado do seu uso pelo homem é que o torna mais suscetível e exposto as situações de pecado.
Deus nos oferta o Amor, Misericórdia e Compaixão, mas, espera que nos acheguemos a ele com corações quebrantados, reconhecedores que somos pecadores e imerecedores da Graça de Deus.(SL 51:17).
Se amamos a Deus, isto é porque Ele nos amou primeiro e através do Espírito Santo de Deus somos enchidos deste amor. Isto é algo que vai além dos afetos naturais do ser humano. O amor espiritual é desenvolvido por Deus em nossos corações. Somos capazes de amá-lo porque ele primeiramente nos amou, e porque é o seu amor que é derramado em nossos corações. E só pode partir de um coração regenerado por Deus.
O Amor que é parte integrante dos frutos do Espírito, é uma marca genuína da piedade, uma virtude que podemos observar na vida prática dos verdadeiros servos do Senhor. É isto que Ele quer que cultivemos em nossos corações pois e um dom de Deus. E isto lhe agrada. Agostinho colocou: "Deus se agrada em coroar seus próprios dons".
Não podemos comer apenas parte deste Pão e jogar o restante fora. HAX.
Não podemos comer apenas parte deste Pão e jogar o restante fora. HAX.
Glórias a Deus aleluias!
Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )