Josué 7
1 E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.
2 Enviando, pois, Josué, de Jericó, alguns homens a Ai, que está junto a Bete-Áven do lado do oriente de Betel, falou-lhes dizendo: Subi, e espiai a terra. Subiram, pois, aqueles homens, e espiaram a Ai.
3 E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são.
4 Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai.
5 E os homens de Ai feriram deles uns trinta e seis, e os perseguiram desde a porta até Sebarim, e os feriram na descida; e o coração do povo se derreteu e se tornou como água.
6 Então Josué rasgou as suas vestes, e se prostrou em terra sobre o seu rosto perante a arca do Senhor até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre as suas cabeças.
7 E disse Josué: Ah! Senhor Deus! Por que, com efeito, fizeste passar a este povo o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus para nos fazerem perecer? Antes nos tivéssemos contentado em ficar além do Jordão!
8 Ah, Senhor! Que direi? Pois Israel virou as costas diante dos inimigos!
9 Ouvindo isto, os cananeus, e todos os moradores da terra, nos cercarão e desarraigarão o nosso nome da terra; e então que farás ao teu grande nome?
10 Então disse o Senhor a Josué: Levanta-te; por que estás prostrado assim sobre o teu rosto?
11 Israel pecou, e transgrediram a minha aliança que lhes tinha ordenado, e tomaram do anátema, e furtaram, e mentiram, e debaixo da sua bagagem o puseram.
12 Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
A paz do Senhor irmãos!
Uma passagem muito conhecida e ministrada nas igrejas, também uma período da história de Israel de grandes vitórias, proporcionadas por Deus ao seu povo.
Quem nunca ouviu falar na queda das muralhas de Jericó? o povo não jogou uma pedra se quer na muralha, para que depois não dissessem que foi pela força do exército que a vitória foi conquistada.
Nesta passagem podemos fazer vários estudos, mas o que quero destacar é a atitude de duas pessoas.
1 - Acã. Este já tinha participado de outras batalhas, viu o mover de Deus promovendo vitórias sobre povos mais poderosos do que Israel; viu as águas do Rio Jordão, sobrenaturalmente, serem "estancadas" para que pudessem passar pelo leito seco do rio; viu a poderosa muralha ser derrubada pelo poder do Senhor. e mesmo assim, não seguiu as orientações que o SENHOR passou para que todos seguissem.
2 - Josué, Também já tinha participado das batalhas, viu as maravilhas que Deus operou no meio do povo, para que todos não tivessem dúvidas de que era realmente Deus; estava como líder do povo, responsável por ser um instrumento de comunicação entre Deus e os homens.
Sobre estas duas pessoas:
- Acã, apesar de ter vistos todas as maravilhas do Deus vivo, não seguiu as suas orientações, antes a cobiça tomou conta de seu coração,( poderia ser qual tipo de falha, não somente a cobiça, mas a promiscuidade, adultérios, prostituição, avareza, invejas, etc.etc.etc. GL 5:19-21. frutos da carne) e assim sendo, tomou daquilo que o Senhor determinou para não ser tomado.
Depois da batalha de Jericó, foram enviados espias a Ai, os quais voltaram, além de certos da vitória, convictos que apenas uns dois mil soldados, seriam necessários, para ter a vitória sobre aquela pequena nação. Porém sem a proteção de Deus, foram envergonhados, e perderam aquela batalha.
- Josué, ao saber da derrota, não buscou uma reunião com os generais, lideres, de Israel, para explicar a falha na estratégia, nem jogou a culpa na avaliação dos espias, nem sinalizou a convocação de todo exército, para esmagar aquela pequena nação, pois, tinham enviado apenas 3 mil soldados, e o exército era composto por vários milhares, mas, NÃO, Josué não se ensoberbeceu com o seu cargo e nem com as vitórias anteriores, agiu com sabedoria e temor, entendeu que algo estava errado, e não era pela força do homem. Se prostrou ao Senhor, sabia que a vitória e a derrota, dependia de Deus, e clamou, buscou, em quem realmente deveria, a Deus, e este, lhe mostrou o que realmente aconteceu, os motivos, e a ação que deveria tomar para que fosse corrigido a falha.
Se fosse uma pessoa que não entendesse, que a vitória e a derrota estava nas mãos de Deus, com certeza teria enviado todo o exército na batalha contra Ai, e será que alguém duvida que seriam derrotados?
Irmãos, como será que estamos agindo diante das nossas batalhas? Estamos agindo como Acã, desmerecendo os preceitos do Senhor, ou, como Josué, que ao deparar com as dificuldades, se prostrou e buscou ao Senhor por direcionamentos e livramentos?
Que possamos dar glórias a Deus em tudo (1º TS 5:18) seja nas vitórias pois sabemos que vem de Deus, e também nas derrotas, pois, Deus quer nos ensinar algo, e nos mostrar o que devemos aprender, corrigir ou praticar para podermos continuar com presença do Senhor em nossas vidas.
Glórias a Deus aleluias!
Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )