Jonas 1
1 E VEIO a palavra do SENHOR a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
3 Porém, Jonas se levantou para fugir da presença do SENHOR para Társis. E descendo a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem, e desceu para dentro dele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR.
............
15 E levantaram a Jonas, e o lançaram ao mar, e cessou o mar da sua fúria.
16 Temeram, pois, estes homens ao SENHOR com grande temor; e ofereceram sacrifício ao SENHOR, e fizeram votos.
17 Preparou, pois, o SENHOR um grande peixe, para que tragasse a Jonas; e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe.
A paz do Senhor irmãos!
1º Parte - Os Propósitos de Deus.
Deus conhece os corações e o viver de cada pessoa, anuncia o fim desde o princípio (IS 46:10). Deus age de formas que não vamos entender, até dentro de um peixe, ou fazendo uma mula falar, mas como poderíamos entender o infinito do Criador, se somos apenas criaturas, porém, o Senhor nos faz entender o que necessitamos entender. E assim sendo, muitas pessoas não vão acreditar em Deus pela limitação da humanidade, pois, não aceitam que Deus aja de forma que elas não entendam, e suas mentes vão sendo cauterizadas (1TM 4:2) e não estarão abertas ao mover do Espírito Santo de Deus.
Assim como Jonas, quantos de nós irmãos, estamos tentando fugir de Deus, nos rebelando a determinação do Senhor e da oportunidade que Ele nos presenteia de sermos ferramentas em suas mãos. Desta forma muitos de nós, neste momento estamos dentro de algum peixe, isto é, aprisionados, passando tribulações, doenças, perseguições e ainda não "entendemos" o porque estarmos nesta situação.
Jonas conseguiria se esconder de Deus? Será que acreditamos que também vamos conseguir? Ou quem sabe pelo meu silêncio Deus desista?
Jonas 2
1 E OROU Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.
2 E disse: Na minha angústia clamei ao SENHOR, e ele me respondeu; do ventre do inferno gritei, e tu ouviste a minha voz.
3 Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim.
4 E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos; todavia tornarei a ver o teu santo templo.
5 As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça.
6 Eu desci até aos fundamentos dos montes; a terra me encerrou para sempre com os seus ferrolhos; mas tu fizeste subir a minha vida da perdição, ó SENHOR meu Deus.
7 Quando desfalecia em mim a minha alma, lembrei-me do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo.
8 Os que observam as falsas vaidades deixam a sua misericórdia.
9 Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz do agradecimento; o que votei pagarei. Do SENHOR vem a salvação.
10 Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.
2º Parte - Entendendo o Propósito e Prostando aos Pés do Senhor.
Muitas pessoas podem criticar Jonas por somente reconhecer o senhorio de Deus quando estava nas entranhas do peixe. Que não era merecedor de ser perdoado, pois, foi rebelde, não atendeu a ordem de Deus, e que outro deveria ter sido eleito para ir fazer a obra. Mas desta forma e com este julgamento será que nós somos merecedores de receber perdão?
Se não fosse o Amor e a Misericórdia de Deus não sobraria nenhum homem sobre a terra. E infelizmente, muitas vezes só respondemos quando estamos em situações críticas, pois quando estamos em abundância ou na zona de conforto, temos a falsa impressão que dependemos apenas de nós, confiando em nossa capacidade de resolver situações, que poderemos até fugir da presença de Deus.
Deus nos trata de forma que possamos entender o seu senhorio, mas também o seu amor e a sua misericórdia. PV 3:12 - Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, e assim como o pai, ao filho a quem quer bem.
Dentro do peixe, Jonas, estava mais longe ou mais perto de entender o propósito de Deus? Jonas estava nas entanhas do peixe para que Deus agisse nas "entranhas" de Jonas.
Para ficar vivo nas entranhas de um peixe por 3 dias, somente pela vontade de Deus. Na cultura Judaica uma pessoa só era considerada morta após 3 dias. Então vemos que naquela situação Jonas morreria em pouco tempo dentro do peixe. Esta situação foi para valorizar mais ainda a ação de Deus sobre aquela situação.
Podemos dizer que sem Deus agindo, Jonas estaria morto em pouco tempo depois de ser engolido pelo peixe, e de certa forma foi ressuscitado ao 3º dia, assim como Jesus Cristo, não chegou as quatro dias de sepultamento, como ocorreu no caso de lazaro.
A situação de Jonas assim como de Jesus Cristo, até certo ponto, não podiam ser considerados, pelo o tempo teórico, uma morte certificada culturalmente. Jonas não morreu pela ação e Deus o mantendo vivo nas entranhas do peixe, certificando a Soberania de Deus. Jesus Cristo se entregou ao sacrifício, foi sepultado, e ao terceiro dia foi ressuscitado e está vivo para todo o sempre. Por isso Jesus Cristo usou esta passagem em seus ensinos para exemplificar o sinal de sua própria ressurreição. (MT 12:38-40)
A situação de Jonas assim como de Jesus Cristo, até certo ponto, não podiam ser considerados, pelo o tempo teórico, uma morte certificada culturalmente. Jonas não morreu pela ação e Deus o mantendo vivo nas entranhas do peixe, certificando a Soberania de Deus. Jesus Cristo se entregou ao sacrifício, foi sepultado, e ao terceiro dia foi ressuscitado e está vivo para todo o sempre. Por isso Jesus Cristo usou esta passagem em seus ensinos para exemplificar o sinal de sua própria ressurreição. (MT 12:38-40)
Desta forma entendemos que o tratamento de Deus é necessário, mas, nos dá uma prova do seu amor por nossas vidas. Dentro do peixe foi onde Jonas entendeu e reconheceu o senhorio de Deus, mas, também lembrou das misericórdias e do auxilio que Deus já tinha operado em sua vida.
Quantos de nós irmãos teremos de "morrer" como Jonas, isto é, passar por dificuldades e situações de meros mortais, para entender o mesmo? Mas se passarmos, temos de dar glórias a Deus, pois, vai ser o tempo que estaremos mais propícios a entender e sentir o Senhorio, Proteção, Misericórdia e o Amor de Deus nas nossas vidas e na de todos.
Glórias a Deus aleluias!
Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Vamos orar
Soberano Deus e Eterno Pai! Entro em sua presença nesta hora, para pedir que abençoe essa pessoa que está orando comigo, Nas áreas: física, financeira, espiritual, conjugal, sentimental e familiar. Pai! Se por algum motivo, o inimigo estiver tramando algo, para atrapalhar os planos e sonhos dessa pessoa que é tão importante pra ti e para mim!
Nessa hora seja desfeito todo mal; em nome do Senhor Jesus Cristo; envia anjos ao redor da vida dela, e faz dela mais que vencedora...
Para que o nome do senhor seja glorificado através dessa oração.
( 1TIMÓTEO cap2- 1 ao 6 )