I Parte: Algumas expressões, "conceitos", sobre missões
MISSÕES SEM MISSÃO!
Por Rev. - Missionário Labieno Palmeiras.
" Ultimamente tenho tido algumas preocupações em relação à forma como o povo dito cristão têm lidado com as missões.
Quando se fala de missões no meio das igrejas “evangélicas”, é comum ouvir expressões como estas:
1- Para se fazer missões é necessário criar um conselho/departamento missionário na igreja!
2- Missões é uma atividade ou ação para aqueles que Deus chama e separa para serem enviados para algum lugar na terra, com o objetivo de plantarem igrejas, traduzirem a Bíblia, pregarem o Evangelho, evangelizarem, cuidando assim, da vida espiritual dos indivíduos!
3- As missões estão ligadas às conferências missionárias semestrais ou anuais realizadas exaustivamente pela igreja!
4- A conscientização missionária se dá: Por 5 minutos em cada culto solene e público que a igreja realiza, ou separando 1 domingo por mês para realizar o “CULTO MISSIONÁRIO”, onde se canta “hinos missionários”, lê-se uma carta missionária de algum missionário, e, onde se faz uma arrecadação missionária!
5- Missões está relacionada ou linkada a campanhas, pamonhas, sorvetadas, bazares, tudo isso, com o fim de levantamento de recursos financeiros para manutenção dos missionários ou dos projetos missionários!
6- Aquele que se envolve com missões é destacado no meio da comunidade cristã como alguém que contribui, ora ou vai! A igreja que fala de missões, que ora por missões e envia sustentando alguém é tida como “IGREJA MISSIONÁRIA”. Quem se envolve de alguma forma com missões recebe a alcunha de missionário, sendo ele um individuo ou uma igreja! Com isso se deduz que nem todos os cristãos são missionários e nem todas as igrejas são missionárias!
7- As missões de impactos evangelísticos são mais apreciadas pelas igrejas! Missão integral é apenas uma opção, e, sem dúvida, é a mais onerosa para a igreja, por isso, é a que mais sofre com investimento em todas as suas vertentes! Existe outro tipo de missões que não sejam integrais?!?
8- As missões são realizadas para as igrejas e não para o REINO! Se fazem missões para promover a glória da igreja/denominação, para promover a teologia/doutrina da igreja, para enriquecer o império quantificador da denominação (chamada de missões de colonização com seus colonizadores religiosos)! Missões provincianas!
9- Missões só entre os pares! Só é possível missionar se os envolvidos forem pares (teologicamente, liturgicamente e academicamente), com os ímpares não é possível missionar!
10- A teologia contém a missiologia e não o contrário! Portanto, quem faz bacharel em teologia é melhor do que alguém que faz missiologia! Há um espaço grande entre a teologia e missiologia! Este espaço é reforçado nas academias e no clericalismo! E no reino de Deus, como ficam estas questões?!?
Estas questões são inquietantes para nós, gente que transita em todos os meios cristãos e não cristãos.
Em todas as denominações evangélicas, em todos os seminários confessionais ou interdenominacionais, em diversas instituições acadêmicas religiosas ou não, percebe-se que o assunto, “MISSÕES”, carece de aprofundamento e seriedade. "
Continua Parte II e III.
Glórias a Deus aleluias!
Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).
Estou a tentar visitar todos os seguidores do Peregrino E Servo, e verifiquei que eu estava a seguir sem foto, por motivo de uma acção do google, tive de voltar a seguir, com outra foto. Aproveito para deixar um fraterno abraço.
ResponderExcluirAntónio Jesus Batalha.