Gênesis 37
28 Passando, pois, os mercadores midianitas, tiraram e alçaram a José da cova, e venderam José por vinte moedas de prata, aos ismaelitas, os quais levaram José ao Egito.
......
36 E os midianitas venderam-no no Egito a Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda.
Gênesis 39
20 E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere, no lugar onde os presos do rei estavam encarcerados; assim esteve ali na casa do cárcere.
A paz do Senhor irmãos!
Muitos conhecem a passagem biblica sobre José, com certeza. Um exemplo de resiliência e fé para todos nós.
Muitas vezes perguntamos porque a ira dos imãos de José foi tão grande contra ele. Foi por ele declarar os sonhos que Deus planejou para sua vida? ou Por ele ser mais amado pelo pai? ou por ser um filho que respeitava, obedecia e dava muitas alegrias ao pai?
Creio que todas essas possibilidades foram igredientes mas não determinante e nem o grande motivo lógicamente. Pois o grande motivo daquela grande ira, era o plano de Deus para o envio de José ao Egito e ser um instrumento para salvar toda uma nação da fome. E para ter as condições daquelas poucas mais de 70 almas se multiplicarem para mais de 1 milhão de pessoas na saída do Egito com Moisés.
A ação de Deus não foi apenas para salvar e ter as condicionantes para a multiplicação daquelas dezenas de vidas em milhares. Foi também para edificar gerações por milênios, inclusive a geração que vive no tempo que chamamos de hoje, isto é, edificar nossas vidas, a minha e a sua.
Deus não abandonou José estava apenas moldando para que fosse talhado em um servo capaz de suportar todo tipo de provações sem perder a fé e compromisso com os preceitos de Deus. Grandes posições requerem grandes sacrificios, e para ser governador de todo o Egito, nação mais poderosa daquela época não era para qualquer um, mas, sim para aquele que Deus direcionou.
José nem em seus sonhos vislumbrou ser governador, mas, foi moldado para isso.
Quando clamamos a Deus para sermos usados na obra, será que estamos preparados para sermos moldados? ou é apenas um clamor da boca para fora? Temos de limpar nossos corações e planejamentos e deixar Deus agir me nossas vidas da forma que Ele planejar (TG 4:13-15).
Muitos que Deus começa a moldar logo escandalizam, pois, não querem ser excluídos (vers.28), não querem ter suas vidas viradas de ponta cabeça (vers. 36) e não querem serem perseguidos, humilhados e sofrerem qualquer tipo de opressão por se posicionar nos preceitos de Deus (vers. 20). Sim, na primeira perseguição, e ou, exclusão já não queremos mais servir, queremos sermos aceitos pela sociedade e não sermos taxados de alienados etc. Misericórdia irmãos!
O que queremos verdadeiramente?
Servir a Deus apenas quando for conveniênte ou deixar que Deus nos molde?
Exaltar o nosso "eu" ou nergarmos a nós mesmos e seguir o Senhor Jesus Cristo (MT 16:24).
Não estamos vivendo os últimos tempos, ou dias, mas sim as últimas horas!
Que possamos deixar Deus nos moldar conforme o seu planejamento e vontade!
Que possamos nunca esquecer do quanto Deus nos ama! e não nos abandona independente de qualquer situação em nossas vidas.
Glórias a Deus aleluias!
Que a graça do Pai, Jesus Cristo e o Espírito Santo de Deus, ilumine e nos fortaleça no Caminho do SENHOR!
Jesus Cristo te Ama!
Ele é o Caminho e a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se não for através, unicamente, de Jesus Cristo. (JO 14:6).